Rio - Disputando possivelmente pela última vez o Torneio de Wimbledon, pois ele chegou a anunciar que se despediria do Circuito Mundial no fim deste ano, Patrick Rafter disse que se considera sortudo por ter derrotado Andre Agassi e chegado pelo segundo ano consecutivo à final no All England Lawn Tennis & Croquet Club.
O australiano chegou a estar perdendo por 5 a 4 no quinto set da partida contra o americano, seu adversário também nas semifinais de 1999 e 2000. Mas Rafter conseguiu quebrar o serviço do campeão de 1992 no décimo game, empatando em 5 a 5. Com uma nova quebra quatro games depois, ele venceu o set por 8 a 6 e ganhou a partida por 3 sets a 2 (2/6, 6/3, 3/6, 6/2, 8/6).
”Eu tive muita sorte. Andre teve algumas chances de acabar com o jogo no início do quinto set, mas não conseguiu. Por isso me sinto afortunado”, disse o atual vice-campeão de Wimbledon. -- Estou sempre determinado quando jogo aqui. O fato de estar aqui já me dá inspiração. Meu sentimento agora é de incredulidade.
Rafter tem 28 anos e igualou seu melhor resultado nas quadras de grama do All England Club: o vice-campeonato de 2000. O tenista, que vem sofrendo com lesões nos últimos três anos (seus principais problemas são musculares e no ombro direito), tem 10 títulos do ATP Tour, sendo dois de Grand Slam -- o bicampeonato do US Open em 1997 e 98. O último torneio que o australiano venceu foi exatamente na grama, em Den Bosch, Hoolanda, em junho do ano passado.