São Paulo – O australiano Patrick Rafter é o primeiro finalista do torneio de Wimbledon e garantiu a Guga a permanência no primeiro lugar no ranking de entradas da ATP.
Rafter superou nesta sexta-feira o norte-americano Andre Agassi por 3 sets a 2 (2/6, 6/3, 3/6, 6/2 e 8/6) e garantiu a disputa pelo título. Ele joga contra o vencedor da partida entre Tim Henman e Goran Ivanisevic.
Agassi era o único que poderia ultrapassar Guga na liderança do Ranking de Entradas, caso ficasse com o título do torneio inglês.
A partida desta sexta-feira foi marcada pelo equilíbrio, apesar do mau início de Rafter. No primeiro set o norte-americano venceu por 6/2, após conseguir duas quebras consecutivas, nos 3º e 5º games.
A recuperação de Rafter veio no set seguinte, quando uma quebra no segundo game foi suficiente para ele vencer o 2º game.
Agassi voltou sacando melhor no terceiro set. Ele conseguiu uma quebra no 6º game e também levou a vantagem até o fim, fechando por 6/3.
O quarto set foi equilibrado até a sua metade. Os dois tenistas tiveram bom aproveitamento no saque, mas Rafter foi mais feliz, também conseguindo duas quebras de saque seguidas.
A decisão acabou mesmo indo para o quinto, quando Rafter conseguiu uma virada sensacional, quando perdia por 5 a 4 com o saque favorável para Agassi. Acabou empatando e fechando o set por 8/6.