São Paulo - Com o anúncio do desligamento do atacante Viola pelo Vasco, voltam a surgir fortes especulações de que o jogador já estaria perto de um acerto com o Santos para a disputa do Brasileirão.
Os detalhes de uma eventual negociação envolvendo a volta de Viola à Vila Belmiro emperram apenas em um fator chave, explicação comum dada pelos dirigentes santistas nos últimos meses: o acerto salarial. Segundo o vice-presidente santista, Norberto Moreira da Silva, os valores pedidos pelo atacante foram "altos demais para a realidade do futebol brasileiro".
No entanto, informações extra-oficiais garantem a aceitação da contraproposta santista por Viola já neste domingo, cujos valores não foram divulgados. A negociação do atacante com o Vasco para a rescisão do vínculo contratual estão bem adiantadas, e podem ser decisivas no desfecho do negócio.
Com a venda de Rodrigão para o Sant-Etienne, da França (US$ 2 milhões), a negociação de Caio com o Fluminense, a provável saída de Dodô – cujo contrato termina no próximo dia 15 – e o impasse envolvendo o caso Deivid, o técnico Geninho vem exigindo respostas rápidas por parte da diretoria quanto às reposições no setor ofensivo.
Procurados para darem maiores esclarecimentos sobre o assunto, o presidente Marcelo Teixeira, o vice Norberto Moreira da Silva e o gerente de futebol do Santos, Luiz Henrique de Menezes, não haviam retornado à Baixada Santista até o fechamento desta edição. Eles estiveram acompanhando neste domingo, em Nova Lima (MG), a final da Taça Belo Horizonte de Futebol Júnior, envolvendo as equipes sub-20 de Santos e Cruzeiro.
A passagem de Viola pela Vila Belmiro deixou saudades para grande parte da torcida santista, que a cada desacerto do atacante com o Vasco voltava a sonhar com o seu retorno ao Peixe.
Viola foi contratado pelo Santos para a disputa do Paulistão de 1998. Permaneceu no clube por um ano e três meses, se tornando o décimo maior artilheiro da equipe após a Era Pelé, com 52 gols. Foi também artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1998, com 21 gols, e da Copa Conmebol do mesmo ano, com quatro.