Belo Horizonte - O advogado Luiz Roberto Leven Siano, que defende os interesses do atacante Edmundo, disse na sexta-feira que conseguiu cassar, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, a liminar obtida pelo Vasco que impedia a transferência do jogador para o Cruzeiro.
“Edmundo já é jogador do Cruzeiro", assegurou o advogado. Com isso, a sentença do juiz Otávio Calvet, da 54ª Junta de Conciliação e Julgamento do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que concedeu passe livre ao jogador na semana passada, permaneceria em vigor.
No início da tarde de sexta, o Tribunal Regional do Trabalho no Rio havia concedido liminar ao mandado de segurança ao Vasco suspendendo a transferência do atleta para qualquer outra equipe do país ou do exterior. Mesmo tendo cassada sua liminar, o Vasco ainda pode recorrer da sentença que lhe impôs a perda do passe de Edmundo. É certo que, por isso, o caso poderá se arrastar por mais algum tempo.
O Cruzeiro, porém, guarda um trunfo na manga. O contrato de Edmundo com o Vasco termina em agosto. O clube mineiro poderá esperar o momento adequado para utilizar a Lei Pelé que garante passe livre ao atleta no encerramento do contrato.
O presidente do Cruzeiro, Zezé Perrella, que esteve na sexta em Arcos, disse que a pendência entre Edmundo e Vasco está sendo observada, atentamente, pelo departamento jurídico do clube mineiro. “Estamos numa situação cômoda. Isso porque, caso o Vasco consiga derrubar a sentença de Edmundo na Justiça do Trabalho, temos uma cláusula que cancela, automaticamente, o contrato com o Cruzeiro."
Para Edmundo, a liminar concedida ao Vasco seria de um “amigo de Eurico Miranda ou de um vascaíno", disse o jogador, numa referência ao presidente do Vasco. “Acredito no poder judiciário. Porque a sentença que me foi dada favorável foi feita por um juiz que a estudou por seis meses. E não serão duas folhinhas que vão cancelar tudo", frisou. Edmundo impetrou ação na Justiça do Trabalho do Rio reivindicando o passe livre, sob alegação de salários atrasados, além da falta de pagamento do direito de uso da imagem pelo Vasco.
A diretoria do Cruzeiro continua com contatos para a contratação de reforços para o técnico Paulo César Carpegiani. O zagueiro Alex Xavier, do Grêmio, interessa ao Cruzeiro, após a desistência de Fábio Luciano, do Corinthians. Houve acerto com o clube paulista, mas Luciano preferiu optar pelo Internacional, onde, segundo ele, teria mais chances de jogar.
Já o zagueiro Cléber foi liberado pelo Cruzeiro a manter negociações com o Santos. Ele deverá voltar da excursão ao México e acertar com o clube paulista. O armador Jackson, por outro lado, deverá reforçar o Internacional. E Neném pode se transferir para a Ponte Preta.