Moscou - O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Juan Antonio Samaranch, fez um apelo neste domingo para uma conferência mundial sobre doping a ser realizada no final do ano, descrevendo o problema das drogas no esporte como ``uma bagunça''.
Em discurso no penúltimo dia de seus 21 anos na presidência do COI, Samaranch pediu ao presidente da Agência Mundial Antidoping (WADA), Dick Pound, para organizar um encontro de governantes e federações internacionais de esporte na sede do COI, na cidade suíça de Lausanne.
O COI organizou uma conferência especial de doping no início de 1999, após o Tour de France de 1998, quando a polícia encontrou drogas ilícitas.
O problema surgiu novamente neste verão. Em batidas policiais na Itália durante o recente evento de ciclismo Giro d'Itália, seringas foram encontradas nos hotéis das equipes.
``Peço que você organize outra conferência em Lausanne com federações governamentais internacionais'', disse Samaranch a Pound após este ter apresentado um relatório de doping a uma sessão de membros do COI.
``Isso é urgente. Temos que obter acordos com os governos. Se isso não acontecer, o esporte vai sofrer muito...Hoje é uma bagunça''.