Rio - Mais um jogador brasileiro fez críticas e culpou o calendário do futebol brasileiro pelo fraco desempenho da Seleção Brasileira. Donato, aos 39 anos, titular absoluto do La Coruña, está no Rio passando férias com os familiares, disse que a França, a Argentina e a Espanha estão muito à frente do Brasil em termos de preparação para a próxima Copa do Mundo. Para o ex-jogador do América e do Vasco, só existe uma explicação para as dificuldades que a Seleção Brasileira vem enfrentando: o calendário, que não permite tempo para a equipe do Brasil treinar e formar uma base. Ele aconselhou Rivaldo a não aceitar ser convocado. Ele acha que o atacante pernambucano é perseguido e criticado, injustamente.
Ele garantiu que a única razão para o Brasil estar em desvantagem em relação às seleções dos três países citados é o fato deles terem um time praticamente definido, uma base do Mundial de 1998, com pouquíssimas alterações.
“Só existe uma diferença e uma explicação para o Brasil estar atrás da França, Argentina e Espanha. Eles mantiveram uma base da última copa e vêm trabalhando em cima dessa base. Só mudam uma peça, aqui e ali, quando um jogador se contunde ou não pode ser convocado, ou , ainda quando aparece outro melhor. Para se organizar um time, uma seleção, precisa-se ter, pelo menos, sete, oito ou nove jogadores fixos para se consolidar um padrão tático.