Pequim - A China pretende lançar uma loteria especial para ajudar a financiar os Jogos Olímpicos de 2008, disse uma autoridade chinesa na terça-feira.
Um funcionário da Administração de Loterias Esportivas da China disse à Reuters que 35% do valor arrecadado com a nova loteria -- estimado em um bilhão de yuans, ou 121 milhões de dólares por ano, o que totalizaria 340 milhões de dólares -- seria destinado às Olimpíadas.
O governo de Pequim anunciou planos de gastar 22 bilhões de dólares para se preparar para os Jogos, incluindo um projeto para melhorar o transporte, assim como os locais de competição.
``Vamos ter uma loteria de um bilhão de yuans por ano entre 2001 e 2008, e 35 por cento do valor arrecadado será destinado para os Jogos Olímpicos'', disse o funcionário.
``A loteria é uma boa forma dos amantes do esporte contribuírem para as Olimpíadas de 2008, e assim aumentarem a coesão entre o povo chinês'', disse ele.
Os 65 % restantes da loteria iriam cobrir os prêmios e os gastos administrativos, disse ele.
O Comitê pelas Olimpíadas em Pequim tem sido bombardeado com doações desde que a capital chinesa se transformou em uma grande festa na sexta-feira à noite, quando o Comitê Olímpico Internacional escolheu Pequim para ser a sede dos Jogos de 2008.
''As doações variam desde 100 yuans, de crianças, a mais de 10.000 yuans, oferecidos por adultos'', disse uma atendente telefônica à Reuters.