Rio - Agora é definitivo. Depois de uma novela que vem se arrastando há meses, o Barcelona finalmente chegou a um acordo para a contratação do atacante Javier Saviola, do River Plate. O argentino, que brilhou na vitoriosa campanha da seleção de seu país no Mundial Sub-20, assinará contrato por seis temporadas e seu antigo clube receberá US$ 28,3 milhões.
Saviola será apresentado de forma oficial à torcida do Barcelona na sexta-feira. Antes mesmo de desembarcar em território espanhol, o jogador já impressiona pela cláusula rescisória: US$ 129 milhões, o que já é suficiente para deixar qualquer clube desanimado diante da possibilidade de tirar o argentino do Barça.
Após o encontro com o presidente do clube catalão, Joan Gaspart, o procurador do jogador, Alfredo Cabrera Brizuela, não escondeu sua satisfação com a conclusão do negócio. “Espero que Saviola esteja à altura do Barcelona”, disse.
Saviola atuará no Campeonato Espanhol com o número 7, que pertencia ao atacante Alfonso, que será negociado. O argentino já deu início aos trâmites para conseguir dupla nacionalidade, mas segundo seu procurador, o processo é bastante lento.
Com a contratação de Saviola, o Barcelona terá cinco reforços para a temporada 2001/2002: os brasileiros Fábio Rochemback (Internacional) e Geovanni (Cruzeiro), o francês Philippe Christanval (Paris Saint-Germain) e o sueco Patrik Anderson (Bayern de Munique). Além deles, dois argentinos estão muito perto de um acerto: o meia Juan Riquelme (Boca Juniors) e o goleiro Roberto Bonano (River Plate). O Barça ainda procura um lateral-esquerdo.