Rio - A elite do atletismo do país estará reunida a partir desta quinta-feira até o próximo domingo, no Estádio Célio de Barros, no Complexo do Maracanã, no Rio de Janeiro, para a disputa do Troféu Brasil Caixa. Além dos brasileiros, estarão também na competição medalhistas olímpicos e de mundiais, todos na briga pelo lugar mais alto do pódio em suas provas.
Além disso, os brasileiros terão a última chance de alcançar o índice classificatório para a disputa do Campeonato Mundial de Edmonton, de 3 a 12 de agosto, no Canadá. O Brasil tem até o momento 13 atletas qualificados e a definição da equipe acontece até domingo.
Em sua 20ª edição, o Troféu Brasil Caixa de Atletismo, a mais importante competição do calendário nacional, reunirá quase 600 atletas, representando 73 clubes e 17 estados da federação. O Vasco da Gama (RJ), que ficou em segundo lugar nos dois últimos anos, é o que tem o maior número de inscritos. São 79 atletas no total (38 no masculino e 41 no feminino). A octacampeã Funilense/São Caetano aparece em segundo, com 68 competidores (respectivamente, 35 e 33).
Entre os destaques do Troféu Brasil Caixa de Atletismo estão os vice-campeões mundiais dos 200m Claudinei Quirino da Silva (Ulbra-Prudente/SP), e dos 400m Sanderlei Parrela (São Raimundo/AM); e os vice-campeões olímpicos do 4 x 100m em Sydney, André Domingos da Silva e Edson Luciano Ribeiro (Ulbra-Prudente), Vicente Lenilson de Lima (Vasco da Gama) e Raphael Raymundo de Oliveira (Funilense-São Caetano). Outras estrelas da competição são o tricampeão dos Jogos Pan-Americanos nos 400m com barreiras, Eronildes Nunes de Araújo (Ulbra-Prudente); a campeã pan-americana do salto em distância, Maurren Higa Maggi (Funilense-São Caetano), e o campeão e recordista sul-americano dos 1.500m, Hudson Santos de Souza (São Raimundo).
O campeão mundial de menores (até 17 anos) no salto em distância, Thiago Jacinto Carahyba Dias (Orcamp), e a campeã mundial de veteranos, categoria 40-44 anos, nos 400m com barreiras, Maria José Ferreira dos Santos (Ulbra-Prudente), também aparecem como destaques do Troféu Brasil Caixa de Atletismo.
Não bastasse a presença dos melhores atletas do país, a competição promete também uma disputa emocionante pelas primeiras colocações entre os clubes. Afinal, pelo menos cinco equipes aparecem como candidatas a vencer provas e brigar pelo título geral. A Funilense-São Caetano (SP) é apontada até mesmo pelos adversários como favorita. Mas, Vasco da Gama (RJ), Ulbra-Prudente (SP), São Raimundo (AM) e Flamengo (RJ) são outros candidatos ao pódio. Estarão na briga também as tradicionais equipes da Sogipa (RS), Guaru (SP) e Mangueira (RJ).
De acordo com a programação, nesta quinta-feira já haverá campeões. Logo nas duas primeiras provas do dia, os 10.000m feminino e masculino, a partir das 7h30min, serão conhecidos os melhores atletas do país na distância. Entre os favoritos estão o medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg na prova Elenílson da Silva (Vasco); e Valdenor Pereira dos Santos (Funilense/São Caetano), um dos grandes vencedores do Troféu Brasil. A grande disputa do dia, porém, será à tarde, a prova dos 100m, que reunirá os medalhistas olímpicos em Sydney Claudinei Quirino da Silva (Ulbra/Prudente), André Domingos da Silva (Ulbra/Prudente), Edson Luciano Ribeiro (Ulbra/Prudente), Vicente Lenílson (Vasco da Gama) e Raphael Raymundo de Oliveira (Funilense/São Caetano).
Ainda à tarde, depois da cerimônia de abertura, marcada para 13h25min, acontecerão outras disputas finais. Entre elas, lançamento do disco (Masculino); salto com vara (Feminino); salto em distância (M), com a participação de Nélson Ferreira (Funilense/São Caetano), quinto colocado no Mundial de Atenas; lançamento do martelo (F) e 110m com barreiras (M), que terá a presença de Márcio Simão (Funilense/São Caetano), já qualificado para o Mundial de Edmonton.