CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Bodyboard
 Boliche
 Boxe
 Canoagem
 Ciclismo
 Futsal
 Golfe
 Handebol
 Hipismo
 Iatismo
 Judô
 Natação
 Pólo Aquático
 Surfe
 Tênis de mesa
 Triatlo
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Fale com a gente



 Compras



Mais Esportes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rio respira atletismo a partir desta quinta-feira
Quarta-feira, 18 Julho de 2001, 16h56

Rio - A elite do atletismo do país estará reunida a partir desta quinta-feira até o próximo domingo, no Estádio Célio de Barros, no Complexo do Maracanã, no Rio de Janeiro, para a disputa do Troféu Brasil Caixa. Além dos brasileiros, estarão também na competição medalhistas olímpicos e de mundiais, todos na briga pelo lugar mais alto do pódio em suas provas.

Além disso, os brasileiros terão a última chance de alcançar o índice classificatório para a disputa do Campeonato Mundial de Edmonton, de 3 a 12 de agosto, no Canadá. O Brasil tem até o momento 13 atletas qualificados e a definição da equipe acontece até domingo.

Em sua 20ª edição, o Troféu Brasil Caixa de Atletismo, a mais importante competição do calendário nacional, reunirá quase 600 atletas, representando 73 clubes e 17 estados da federação. O Vasco da Gama (RJ), que ficou em segundo lugar nos dois últimos anos, é o que tem o maior número de inscritos. São 79 atletas no total (38 no masculino e 41 no feminino). A octacampeã Funilense/São Caetano aparece em segundo, com 68 competidores (respectivamente, 35 e 33).

Entre os destaques do Troféu Brasil Caixa de Atletismo estão os vice-campeões mundiais dos 200m Claudinei Quirino da Silva (Ulbra-Prudente/SP), e dos 400m Sanderlei Parrela (São Raimundo/AM); e os vice-campeões olímpicos do 4 x 100m em Sydney, André Domingos da Silva e Edson Luciano Ribeiro (Ulbra-Prudente), Vicente Lenilson de Lima (Vasco da Gama) e Raphael Raymundo de Oliveira (Funilense-São Caetano). Outras estrelas da competição são o tricampeão dos Jogos Pan-Americanos nos 400m com barreiras, Eronildes Nunes de Araújo (Ulbra-Prudente); a campeã pan-americana do salto em distância, Maurren Higa Maggi (Funilense-São Caetano), e o campeão e recordista sul-americano dos 1.500m, Hudson Santos de Souza (São Raimundo).

O campeão mundial de menores (até 17 anos) no salto em distância, Thiago Jacinto Carahyba Dias (Orcamp), e a campeã mundial de veteranos, categoria 40-44 anos, nos 400m com barreiras, Maria José Ferreira dos Santos (Ulbra-Prudente), também aparecem como destaques do Troféu Brasil Caixa de Atletismo.

Não bastasse a presença dos melhores atletas do país, a competição promete também uma disputa emocionante pelas primeiras colocações entre os clubes. Afinal, pelo menos cinco equipes aparecem como candidatas a vencer provas e brigar pelo título geral. A Funilense-São Caetano (SP) é apontada até mesmo pelos adversários como favorita. Mas, Vasco da Gama (RJ), Ulbra-Prudente (SP), São Raimundo (AM) e Flamengo (RJ) são outros candidatos ao pódio. Estarão na briga também as tradicionais equipes da Sogipa (RS), Guaru (SP) e Mangueira (RJ).

De acordo com a programação, nesta quinta-feira já haverá campeões. Logo nas duas primeiras provas do dia, os 10.000m feminino e masculino, a partir das 7h30min, serão conhecidos os melhores atletas do país na distância. Entre os favoritos estão o medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg na prova Elenílson da Silva (Vasco); e Valdenor Pereira dos Santos (Funilense/São Caetano), um dos grandes vencedores do Troféu Brasil. A grande disputa do dia, porém, será à tarde, a prova dos 100m, que reunirá os medalhistas olímpicos em Sydney Claudinei Quirino da Silva (Ulbra/Prudente), André Domingos da Silva (Ulbra/Prudente), Edson Luciano Ribeiro (Ulbra/Prudente), Vicente Lenílson (Vasco da Gama) e Raphael Raymundo de Oliveira (Funilense/São Caetano).

Ainda à tarde, depois da cerimônia de abertura, marcada para 13h25min, acontecerão outras disputas finais. Entre elas, lançamento do disco (Masculino); salto com vara (Feminino); salto em distância (M), com a participação de Nélson Ferreira (Funilense/São Caetano), quinto colocado no Mundial de Atenas; lançamento do martelo (F) e 110m com barreiras (M), que terá a presença de Márcio Simão (Funilense/São Caetano), já qualificado para o Mundial de Edmonton.



L!Sportpress


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Atletismo
Campeões dos 100m rasos marcam desafio para o Mundial
Recordista mundial do lançamento de martelo é suspensa por doping
Coritiba dispensa Mabília e Cambalhota
Troféu Brasil abre vagas para o Mundial de Atletismo
Veja lista completa