Rio - Medalhista de ouro dos 10.000m nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg (99), Elenílson da Silva (Vasco da Gama) voltou a vencer a prova nesta quinta-feira, no primeiro dia de disputa do Troféu Brasil Caixa de Atletismo, que vai até domingo, no Estádio Célio de Barros, no Complexo do Maracanã. O fundista de 29 anos garantiu a vitória ao marcar 28m59s85, enquanto Marilson Gomes dos Santos (Funilense/São Caetano) terminou em segundo com 29m02s89 e Valdenor Pereira dos Santos (CBAt), em terceiro, com 29m22s42.
Consciente de que o clima quente (chegou a 33 graus no fim da disputa) no Rio de Janeiro não era favorável a boas marcas em provas longas, Elenílson disse que sua preocupação principal era a de garantir a vitória.
“É difícil correr num clima como esse. Por isso, já não esperava mesmo conseguir o índice (28m00s00) para o Mundial. Mas mesmo assim estou contente com o resultado” explicou.
Apesar de ser um dos destaques do atletismo brasileiro nas provas de pista nos últimos anos, o atleta do Vasco vai agora se dedicar às maratonas. A estréia já tem data marcada: será em setembro, em Chicago ou em Berlim.
“Eu desejo disputar a Maratona nos Jogos Olímpicos de Atenas. Acho que tenho mais chances de obter a vaga nesta prova. Mas não quero abandonar as pistas de vez, onde adoro competir. Vou continuar participando do Troféu Brasil”, afirmou o campeão, que participará da Meia-Maratona do Rio, dia 26 de agosto.