Por Sérgio Roxo
São Paulo – O futebol que deu a Ronaldo o apelido de fenômeno e o fez ganhar duas vezes o prêmio de melhor jogador do mundo (96 e 97) só poderá ser visto novamente em videotape. Essa é a opinião de especialistas em cirurgia de joelho consultados pelo Terra Esportes.
A operação que o jogador passou em abril do ano passado para reconstituir o tendão patelar do joelho direito vai deixar seqüelas que impedirão Ronaldo ter o mesmo desempenho dentro de campo.
“Digo que a possibilidade de ele (Ronaldo) jogar como antes é muito remota. Uma coisa quase descartada”, disse Antônio Masseo, ex-médico do São Paulo e que trabalha no centro de medicina esportiva da Escola Paulista, em São Paulo.
Masseo, que tem mais de 15 anos de experiência em cirurgia de joelho, lembra que um atleta profissional necessita de movimentos muito precisos. “Com certeza, ele vai ter uma perda de sensibilidade e isso vai atrapalhar na hora de um chute ou passe. Além disso, acho que ele está demorando para voltar.”
Para Marco Amatuzzi, fundador da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho e responsável pela departamento de medicina esportiva do Hospital das Clínicas, o atacante terá uma queda no seu rendimento. “O local (tendão patelar do joelho direito) já passou por outras intervenções cirúrgicas e isso atrapalha. Vai haver uma queda no rendimento esportivo do Ronaldo.”
O atacante passou por uma cirurgia para reconstituição parcial do tendão patelar em novembro de 99. Em 96, Ronaldo já havia operado o mesmo joelho direito.
VEJA TAMBÉM
Site especial com galeria de fotos e tudo sobre o drama de Ronaldo