Rio - Eurico Miranda voltou a afirmar nesta sexta-feira que em todas as 30 edições do Campeonato Brasileiro disputadas até hoje, o time campeão estreava em casa no ano seguinte e que, por isso, não admite que o Vasco, campeão do ano passado, enfrente o Gama, quarta-feira, em Brasília.
Porém a afirmação não é verdadeira. O LANCE! fez um levantamento que comprova que em 11 edições do Brasileiro isto não aconteceu. O próprio Vasco, campeão em 1989, estreou jogando na casa do adversário no Brasileirão de 1990. O jogo foi contra o Vitória, em Salvador, e o clube foi derrotado por 2 a 0.
Nas últimas duas edições do Brasileiro, o Corinthians, bicampeão em 1998 e 1999, também fez a sua primeira partida na casa do adversário. Em 99, o adversário foi o Gama, que os corintianos venceram por 4 a 2. No ano seguinte, o Timão foi a Goiânia enfrentar o Goiás e se deu mal: os donos da casa venceram por 3 a 0.
Na próxima segunda-feira, o Conselho Técnico da CBF vai reunir-se para discutir uma possível mudança na atual tabela. Caso nenhuma alteração seja feita, Eurico Miranda promete entrar até com uma ação na Justiça Comum para impedir o começo da competição.
A primeira rodada da competição deverá ser mantida, mesmo com o Vasco reclamando de ter que estrear enfrentando o Gama, em Brasília. Comenta-se que o clube carioca aceitaria a primeira rodada, em troca de ver alguns ajustes sugeridos por ele no restante da competição serem aceitos. Nas mudanças que deverão ser feitas pelo Clube dos 13, os jogos marcados para sexta-feira à noite, (o clássico Vasco x Flamengo está marcado para uma sexta-feira) passarão para domingo, com transmissão ao vivo pelas televisões abertas.