São Paulo – A Seleção Brasileira masculina confirmou seu favoritismo e venceu neste sábado a Venezuela, por 3 sets a 0, em São Caetano do Sul (Grande São Paulo). O resultado deu ao time do técnico Bernardo Rezende o título da Seletiva para o Mundial de 2002 e uma vaga no torneio, que será realizado na Argentina. As parciais foram de 25/22, 25/20 e 25/11.
Campeã da Liga Mundial, a equipe nacional não encontrou qualquer dificuldade para se impor no torneio. Além dos venezuelanos, apenas os chilenos, que atuaram com um time em que vários jogadores estavam visivelmente acima do peso, disputaram a competição. A Venezuela acabou em segundo lugar e ainda terá a chance de disputar uma vaga na repescagem com seleção a ser definida na seletiva das américas do Norte e Central e do Caribe.
Apesar dos 3 a 0, os venezuelanos ofereceram muita resistência aos brasileiros, que tiveram que suar muito para vencer os dois primeiros sets. No primeiro, a Venezuela ficou um bom tempo na frente e o Brasil teve que buscar três pontos para empatar o set em 16 a 16. A partir daí a equipe brasileira teve mais tranqüilidade e fechou o set em 25 a 22, em 22 minutos.
No segundo, a dificuldade permaneceu e o time brasileiro só conseguiu abrir uma boa vantagem já no fim do set, que terminou 25 a 20, em 21 minutos. A partir daí, os venezuelanos pareciam mais desmotivados e os brasileiros aproveitaram para fechar o terceiro set com facilidade: 25 a 11, em 17 minutos.