São Paulo – Campeonato novo, regulamento novo. A tradição de mudar a cada ano as regras de disputa do Campeonato Brasileiro foi mantida na temporada 2001. Dessa vez, o torneio terá 28 participantes. Eles jogam em turno único na primeira fase. Serão 27 rodadas.
Ao final dessa etapa, os oito primeiros colocados avançam para as quartas-de-final. Nessa fase, serão quatro jogos: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6 e 4º x 5º. Quem vencer avança para as semifinais. Se houver empate, será realizada prorrogação de 30 minutos. Se o jogo não sair do empate, o time mandante se classifica.
Nas semifinais, a fórmula se repete. Serão dois jogos apenas para definir o finalista na casa do time de melhor campanha. O ganhador de 1º x 8º pega o vencedor de 3º x 6º e o ganhador de 2º x 7º encara quem levar a melhor no duelo entre 4º e 5º colocados na primeira fase. Quem levar a melhor nessa partida, também com possibilidade de prorrogação, avança.
Os dois finalistas já estarão garantidos na Copa Libertadores de 2002. Fazem jogos de ida-e-volta para apontar o campeão do Brasileirão 2001. Isso, naturalmente, se nenhuma virada de mesa acontecer no meio do caminho.