Rio - As duplas brasileiras que iniciam nesta quarta-feira o Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, em Klagenfurt, na Áustria, terão a responsabilidade de lutar pela hegemonia do país na competição. Esta será a terceira edição do torneio, que é disputado a cada dois anos. Em 1997, os campeões foram Jacqueline/Sandra e Guilherme/Pará. Em 99, Shelda/Adriana Behar e Loiola/Emanuel ficaram com o título.
“Estamos encarando o Campeonato Mundial como qualquer outra etapa do Circuito. Vamos tentar chegar à final e fazer um bom torneio, como em Portugal”, afirmou Shelda.
A dupla vice-campeã em Sydney ainda terá pela frente mais três etapas do Circuito Mundial e o Goodwill Games antes de voltar ao Brasil. “Lutamos muito para chegar onde chegamos. Apesar de tanto tempo longe de casa, temos de aproveitar as oportunidades que cada um destes países por onde passamos nos oferece”, completou.
No feminino, o Campeonato Mundial ainda terá a participação de Sandra/Tatiana e Jacqueline/Cláudia. No masculino, Tande/Emanuel, Loiola/Ricardo, Zé Marco/Pará e Paulão/Bella serão os representantes do Brasil. Ao todo, 48 duplas estarão disputando o título em Klagenfurt. A cidade austríaca faz parte do calendário do Circuito Mundial Masculino desde 1997. Naquele ano, os vencedores foram Emanuel e Zé Marco. Nos três anos seguintes, o título ficou com Loiola e Emanuel.