Santos e Santa Cruz judiam da bola e ficam no empate
Quinta-feira, 02 Agosto de 2001, 22h25 Atualizada: Quinta-feira, 02 Agosto de 2001, 22h48
São Paulo - Em um jogo equilibrado e de poucas emoções, Santos e Santa Cruz empataram por 1 a 1, nesta quinta-feira, na Vila Belmiro, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2001. Weldon marcou o gol santista e Luizinho Vieira empatou para a equipe pernambucana. O Santa Cruz acabou a partida com nove atletas em campo, com um jogador expulso e outro contundido, mas mesmo assim o time da casa não conseguiu a vitória.
A estréia de Santos e Santa Cruz no Campeonato Brasileiro de 2001 trouxe um público apenas razoável para a Vila Belmiro. A grande expectativa da torcida santista era a volta de Viola ao Peixe. O atacante era a esperança de gols da equipe paulista, que entrou em campo com um time de poucas estrelas.
O jogo começou devagar, com poucas emoções e raras chances de gol. Viola estava mal e pouco tocava na bola. O Santa Cruz entrou em campo mais preocupado com a defesa. A equipe pernambucana tocava a bola no meio-campo e esperava o time santista atacar.
O primeiro tempo transcorreu muito equlibrado, com as defesas levando vantagem sobre os sistemas ofensivos. A única boa chance de gol na primeira etapa aconteceu aos 24 minutos, nos pés de Júlio César, atacante do Santos. O jogador livrou-se da marcação, invadiu a área e chutou cruzado, para fora, perdendo boa oportunidade para abrir o placar na Vila Belmiro.
Na segunda etapa, o Santos voltou com mais disposição e com força no ataque. Viola, logo aos 2 minutos, cabeceou para uma defesa de reflexo do goleiro João Carlos. O Peixe estava mais envolvente, tocando a bola com mais rapidez e trazendo problemas à defesa do Santa Cruz.
O time comandado por Geninho pressionou sem parar, mas demorou para marcar. Aos 31 minutos, finalmente, o Peixe estufou as redes pernambucanas. Robert cobrou escanteio pela direita, Russo desviou de cabeça e Weldon, também de cabeça, completou para o gol, marcando 1 a 0 no placar.
Após o gol, a equipe da casa relaxou e deu espaços para o Santa Cruz. Vagarosamente, o Tricolor pernambucano aproximou-se da área adversária, até chegar aum inesperado empate, aos 39 minutos. Luizinho Vieira cobrou falta na entrada da área e colocou com categoria no canto esquerdo de Fábio Costa, empatando o jogo na Vila Belmiro e decretando o 1 a 1 como resultado final do confronto entre Santos e Santa Cruz.
Untitled Document
Santos
1
X
1
Santa Cruz
Local
Vila Belmiro, em Santos (SP)
Público
não divulgado
Renda
não divulgada
Juiz
Edilson Soares da Silva (RJ)
Gols
SANTOS: Weldon (76´)
SANTA CRUZ: Luisinho (84´)
Cartões amarelos
Robert e Preto (Santos); Lê, Everaldo
e Mauro (Santa Cruz)
Cartão vermelho
Mauro (Santa Cruz)
SANTOS
Fábio Costa, Orestes, Gálvan
e Preto; Valdir (Canindé, aos 60'), Paulo Almeida, Renatinho (Elano, aos
73'), Robert e Russo; Júlio César (Weldon, aos 64') e Viola. Técnico: Geninho
S. CRUZ
João Carlos, Mauro, Humberto e Lê;
Estevam, Everaldo, Valdir (Batata, aos 73'), Paulo Andreolli (Carlinhos,
aos 62') e Jorge Luís (Teci, aos 77'); Luizinho Vieira e Luciano Viana.
Técnico: Ferdinando Teixeira