Rio - O Santos estréia no Campeonato Brasileiro contra o Santa Cruz, nesta quinta-feira, na Vila Belmiro, contando com a volta do atacante Viola como única atração para o torcedor. O jogador, que estava no Vasco, é a grande esperança de gols do time da Baixada. Como uma pequena amostra do que pretende fazer, no coletivo que a equipe fez na última terça-feira, o atacante marcou dois gols na vitória de 3 a 0 sobre a equipe reserva.
Adotando um esquema 3-5-2, o técnico Geninho ainda não poderá contar com o seu reforço para a posição de líbero: o zagueiro Válber, que ainda está recuperando a forma física. Na ala esquerda, mais um desfalque importante: Léo está com uma torção no joelho esquerdo - que afetou o ligamento medial - e só retornará à equipe na quarta rodada do campeonato. Na vaga deixada pelo atleta, Geninho irá improvisar, deslocando o lateral-direito Russo para a esquerda e escalando o meia Valdir na ala oposta.
“O Valdir está treinando muito bem, principalmente quando teve chances de entrar contra o Ituano e São Caetano”, elogiou o treinador, referindo-se aos dois últimos amistosos realizados pela sua equipe.
O vice-campeão pernambucano atuará desfalcado do zagueiro Janduir, que está com um furúnculo na perna direita. Para piorar, seu reserva, Valnei, está sem contrato e não aparece no clube há dias, e Márcio Costa e Luís Carlos Guarnieri, recentemente contratados ainda não podem jogar. Com isso, o técnico Ferdinando Teixeira lançará o júnior Mauro na zaga ao lado de Lê, também recém-contratado, e Humberto, que atuará como líbero.
Em relação ao time que disputou o Campeonato Pernambucano, Ferdinando não terá o atacante Joãozinho, que voltou para o Cruzeiro, e escalará no comando do ataque Luisinho e Luciano Viana, ex-Americano-RJ. Outras novidades na equipe tricolor são o meia Paulinho Andreolli e o lateral Jorge Luís, que começaram no Fluminense-RJ e só atuaram em amistosos com a camisa do Santa.