Curitiba - O Atlético Paranaense quebrou a invencibilidade de vinte jogos do Grêmio ao bater o Tricolor gaúcho por 2 a 0 na noite desta quinta-feira, em Curitiba, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. No domingo o Atlético enfrenta o Cruzeiro em Belo Horizonte, enquanto o Grêmio recebe o Paraná Clube no Olímpico, em Porto Alegre.
No primeiro ataque do jogo o Atlético aproveitou a desatenção da zaga gremista para abrir o placar. Aos 4 minutos, Kléberson lançou de primeira para Kléber que avançou sozinho em velocidade, driblou Danrlei e tocou para dentro. Atlético 1 a 0.
O jogo ficou truncado durante todo o restante do primeiro tempo, tanto que o Grêmio só foi dar o seu primeiro chute a gol aos 28 minutos com Anderson Lima.
Com a marcação forte sendo a tônica da partida quem se destacou foram os volantes Pires, do Atlético, que marcou Zinho e Anderson Polga, do Grêmio, que não deu espaço para Adriano.
Em virtude disto o Atlético só voltou a levar perigo ao gol gremista ao 40 minutos, quando Pires tocou para Kléber entrar na área e chutar à direita da trave.
O segundo tempo foi mais movimentado. O Grêmio deixou um pouco a defesa e passou a atacar o Atlético, principalmente pelas laterais. Mas, quando tudo indicava que o empate não demoraria a sair, o Atlético conseguiu fazer o segundo. Kléber sofreu falta na intermediária e Kléberson foi para a cobrança. O meia bateu com efeito e contando com a falha de Danrlei que foi mal para a bola, o Atlético ampliou. 2 a 0.
Logo depois do segundo gol, o técnico Tite retirou os dois atacantes Rodrigo Mendes e Rodrigo Gral colocando Luis Mário e Cláudio para tentar colocar mais pressão no Atlético.
Vendo o adversário mudar no ataque, o técnico do Atlético, Mário Sérgio resolveu mexer também. Colocou Adauto no lugar do atacante Alex Mineiro e o volante Douglas no lugar do ala Fabiano, que saiu de campo com suspeita de fratura no tornozelo direito.
Mesmo com o resultado adverso, o Grêmio foi para cima do Atlético e só não conseguiu o empate por falha nas finalizações.
Aos 35, Cláudio recebeu na direita da área e cruzou. Luis Mário dominou na área mas chutou por cima. O mesmo Luis Mário protagonizou o lance que poderia ter dado vida nova ao Grêmio. Aos 39 minutos, Rubens Cardoso tocou para Luis Mário na área. O atacante dominou mas foi puxado por Gustavo. Pênalti. Na cobrança, Zinho bateu forte mas a bola pegou no travessão e voltou para fora da grande área.
No tempo restante o Atlético conseguiu manter a bola longe da área para segurar sua primeira vitória no Brasileiro.