Rio - A Seleção Brasileira feminina de vôlei voltou a sofrer nas mãos de uma equipe asiática. A equipe dirigida pelo técnico Marco Aurélio Motta não conseguiu resistir ao melhor jogo do Japão e acabou sendo derrotada por 3 a 0, com parciais de 25/21, 26/24 e 25/17, em uma hora e cinco minutos de jogo, na terceira rodada do Grand Prix feminino de vôlei. A partida foi disputada em Hong Kong.
Com duas derrotas, para China e Japão, e apenas uma vitória, sobre Cuba, o Brasil terminou a primeira fase em quinto lugar, com apenas quatro pontos. O Brasil volta a jogar no próximo fim de semana, pela segunda fase de classificação. O local e o grupo ainda serão definidos de acordo com as posições das equipes nesta primeira fase. Apesar de ter ficado com o mesmo número de pontos de Brasil e Alemanha, a Coréia do Sul ficou em quarto, pois levam vantagem no set average. As brasileiras ficaram em quinto, deixando as alemãs em sexto pelo mesmo critério. A surpresa ficou por conta de Cuba, que perdeu todos os três jogos e ficou na lanterna
O primeiro set começou equilibrado e assim foi até o segundo tempo técnico, no 16º ponto. A partir daí, o Japão passou a se aproveitar dos erros da Seleção Brasileira e abriu uma confortável vantagem, fechando o set em 25 a 21, em 20 minutos
Embaladas pela vitória no set anterior, as japonesas começaram melhores no segundo set e logo abriram uma boa vantagem, que chegou a seis pontos(18 a 12). O técnico Marco Aurélio pediu tempo para tentar consertar o time, e a medida deu resultado. O Brasil conseguiu reagir, marcou cinco pontos seguidos e chegou a virar o jogo, fazendo 24 a 22. Só que as brasileiras voltaram a se desconcentrar e passaram a cometer vários erros, permitindo a virada da seleção japonesa, que fechou a parcial em 26 a 24, em 23 minutos.
Mesmo com a derrota no set anterior, o Brasil não se abateu e manteve o equilíbrio até o nono do ponto. A partir daí, porém, a irregularidade voltou a tomar conta da equipe. O Japão aproveitou e abriu seis pontos. Foi só uma questão de tempo para que as asiáticas fechassem a parcial em 25 a 17, em 22 minutos.