Rio - O secretário-geral da CBF, Marco Antônio Teixeira, anunciou na tarde desta terça-feira que os quatro jogadores que não se apresentaram à Seleção Brasileira - Lúcio, Júnior, Rivaldo e Élber - permanecem convocados pelo técnico Luiz Felipe Scolari, se apresentando na próxima quinta-feira.
Sobre a convocação de novos jogadores para a partida do dia 15 de agosto contra o Paraguai, em Porto Alegre, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002, Marco Antônio disse que só quem pode responder sobre o assunto é Felipão. Mas o regulamento da competição permite e inscrição de um atleta até a véspera do jogo.
Marco Antônio disse que estão existindo posições divergentes entre a CBF e os clubes europeus sobre a liberação de jogadores. A entidade está se baseando no Estatuto de Transferência do Jogador, da Fifa, que obriga a liberação dos atletas para amistosos e jogos oficiais.
Além disso, Marco Antônio lembrou do acordo que o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, firmou com os clubes europeus antes da Copa das Confederações. Pelo acordo, estes atletas não seriam convocados para esta competição, mas seriam cedidos com mais dias de antecedência aos jogos das Eliminatórias.
Já os clubes estão se baseando num documento da Confederação Sul-Americana de Futebol (CSF) e da Fifa, que obriga a liberação dos jogadores apenas cinco dias antes dos jogos das Eliminatórias. Marco Antônio disse que a CBF vai esperar passar o jogo contra o Paraguai para se pronunciar sobre a ausência desses quatro jogadores.
“Nós estamos mais preocupados em fazermos uma boa preparação para o jogo contra o Paraguai, que é o mais importante da Seleção Brasileira nessas Eliminatórias”, afirmou Marco Antônio.