Rio - A derrota na final da Liga Mundial ainda estava entalada na garganta da seleção italiana. Naquela partida, os jogadores brasileiros deram uma verdadeira aula de como se joga vôlei. Mas na última quarta, num jogo válido pelo Troféu Consorzio Metano di Vallecamonica, os arqui-rivais resolveram dar o troco. Eles derrotaram o Brasil por 3 sets a 1, com parciais 19-25, 25-21, 30-28 e 25-21, em 1h42min.
O Brasil começou a partida dando sinais de que venceria facilmente, apesar de não contar com Giba e Henrique que se recuperam de lesões. Sem dificuldades, fechou o primeiro set. Mas a Itália acordou. Subiu de produção e acabou com toda a expectativa da equipe do técnico Bernardinho, empatando a partida.
O terceiro set foi o mais longo e disputado. Contudo, errando menos, os donos da casa tiveram mais tranqüilidade para fechar.
No set seguinte, a Itália dominou, mantendo uma constância para garantir a vitória.
O Brasil volta a quadra nestaquinta, às 15h30 para enfrentar a Eslováquia, em Borno.
As partidas estão servindo para Bernardinho preparar a equipe para a disputa do Campeonato Sul-Americano, que acontece entre os dias 6 e 9 de setembro, em Cáli, na Colômbia. Lá estará em jogo uma vaga para a Copa dos Campeões, em novembro, no Japão.