Rio - A Seleção Brasileira feminina de vôlei estreou com vitória na terceira fase classificatória do Grand Prix. Jogando no Ariake Coliseum, em Tóquio, no Japão, a equipe dirigida pelo técnico Marco Aurélio Motta derrotou a Coréia do Sul por 3 sets a 1, com parciais de 25/19, 18/25, 25/20 e 25/19, em uma hora e 28 minutos de jogo.
Com o resultado, o Brasil conquistou sua quarta vitória na competição e se manteve na briga por uma das quatro vagas na final. A Seleção chegou aos 11 pontos, mesmo número da líder China, mas leva desvantagem no set average, além de ter um jogo a mais do que suas principais concorrentes. O próximo jogo será contra o Japão, na madrugada deste sábado, às 4h(horário de Brasília).
A partida começou equilibrada, mas logo a Seleção Brasileira permitiu que o adversário abrisse três pontos de vantagem(13 a 10). No entanto, uma boa seqüência de saques de Érika fez com que as brasileiras passassem à frente e abrissem dois pontos. Com mais dois pontos de Érika no ataque e um bloqueio de Kelly a Seleção fechou o primeiro set em 25 a 19, em 21 minutos.
A vitória no set parece não ter feito bem às brasileiras. O time entrou irreconhecível na segunda parcial. Com isso, as coreanas rapidamente abriram 8 a 2. O Brasil não conseguia parar o rápido ataque adversário e tinha dificuldades para vencer a forte defesa rival. A Coréia do Sul dominou com facilidade e venceu por 25 a 18, em 22 minutos.
A atuação brasileira no terceiro set foi irregular. A equipe saiu na frente e chegou a abrir 6 a 2. A Coréia reagiu e encostou, mas o Brasil voltou a se distanciar no placar. Depois de permitir um novo empate coreano no set, a Seleção voltou a se encontrar e, com um bloqueio de Walewska, fechou a parcial em 25 a 20, em 23 minutos.
As brasileiras dominaram o quarto set desde o início e logo abriram uma diferença de três pontos. A Coréia chegou a encostar no placar(8 a 7), mas ficou nisso. O Brasil não deu chances ao adversário e foi abrindo vantagem, até chegar a vitória no set por 25 a 19, em 22 minutos.