Bogotá - O técnico da seleção peruana de futebol, Julio César Uribe, disse na noite desta quinta-feira, após a vitória de 1 a 0 sobre a Colômbia, que ainda há uma chance para levar os peruanos à Copa de 2002.
"Creio que esta vitória mantém as nossas possibilidades de classificação. Sei que não será fácil, mas ainda há uma possibilidade matemática e vamos nos concentrar agora no nosso próximo adversário (Uruguai)", disse Uribe após a partida.
A quatro rodadas do final das eliminatórias sul-americanas, o Peru ocupa a sétima posição do torneio, com 15 pontos, atrás de Argentina (35), Paraguai (26), Equador (25), Brasil (24), Uruguai (21) e Colômbia (19)
A América do Sul tem quatro vagas diretas e uma na repescagem para a Copa do Mundo de 2002.
O técnico peruano dedicou a vitória a "todos os eruditos" que garantem que a seleção peruana "não tem fundamentos táticos e que não joga nada". "Esta vitória é dedicada a todos eles".
Uribe disse que a chave da vitória foi "a concentração, a ordem tática e o impecável trabalho defensivo" realizado pelos jogadores peruanos, que conseguiram "fechar os espaços e complicar o jogo" para a Colômbia.
"É preciso dar mérito ao Peru, porque vencemos uma equipe com grande capacidade ofensiva, com a qual não se pode brincar. Tivemos um posicionamento defensivo impecável e a capacidade de atacar em vários momentos da partida".
O técnico colombiano, Francisco Maturana, lamentou a derrota, mas garantiu que a Colômbia "seguirá lutando". "Antes da partida, tínhamos cinco finais para disputar. Perdemos a primeira, agora é preciso levantar a cabeça e prosseguir, porque o Equador está na esquina".
"Este é um momento muito difícil (....) Mas peço a torcida que continue acreditando na seleção, porque vencemos a Copa América e continuamos sonhando", disse Maturana.
Maturana admitiu que o Peru "venceu com justiça" e destacou que o gol de Nolberto Solano, no início do segundo tempo, "mudou a cara do jogo quando a Colômbia vinha trabalhando muito bem".