São Paulo – A Seleção Brasileira feminina foi derrotada pelas cubanas nesta quarta-feira por 3 sets a 2 (25/21, 27/29, 25/22 e 17/15) - depois de fazer 11 a 4 no tie-break - em Macau, na primeira rodada da fase final do Grand Prix.
O Brasil, que está no Grupo B, volta a jogar nesta quinta-feira contra a Coréia às 6h. A Sportv anuncia a transmissão. Completam o grupo Coréia e os Estados Unidos. As duas primeiras disputam as semifinais.
O jogo começou equilibrado. As duas equipes erraram muito na recepção. Aos poucos as cubanas se acertaram e dispararam no placar, chegando a abrir seis pontos. Na passagem de Fofão no saque, a vantagem caiu para três, mas não foi suficiente para evitar a derrota na primeira série.
O técnico Marco Aurélio colocou Elisângela. O time melhorou e não deixou as cubanas escaparem no segundo set, chegando ao empate, pela primeira vez na partida (15 a 15). A experiente Torres entrou em quadra para tentar reforçar a equipe cubana, mas não mudou o jogo. Após quatro set points, o Brasil conseguiu fechar, com uma boa atuação do bloqueio, especialmente de Érika.
Com um bom saque, principalmente de Raquel, a Seleção Brasileira abriu cinco pontos de vantagem (7 a 2) no terceiro set. Mas as cubanas viraram, ajudadas por um saque potente de Barros. Novamente Torres entrou e reforçou o bloqueio cubano, ajudando na vitória.
As brasileiras começaram com um bom saque de Érika e abriram quatro pontos na quarta série. Novamente Cuba reagiu e passou à frente. A partir daí, as duas equipes se revezaram na liderança. Érika tratou de virar as bolas e abriu uma boa vantagem, que não foi diminuída nem com a nova entrada de Torres.
No começo do tie break, Elisângela roubou a cena e foi a arma usada pela levantadora Fofão. A vantagem chegou de ser de 11 a 4, mas as cubanas reagiram. As brasileiras evitaram um match point, mas perderam no segundo.