Rio - A Seleção Brasileira feminina de vôlei manteve a invencibilidade na terceira fase classificatória do Grand Prix. Jogando no Ariake Coliseum, em Tóquio, a equipe dirigida pelo técnico Marco Aurélio Motta derrotou o Japão por 3 sets a 1, com parciais de 25/19, 25/16, 20/25 e 25/18, em uma hora e 27 minutos de jogo.
Com o resultado, o Brasil conquistou sua quinta vitória na competição e se manteve na briga por uma das quatro vagas na fase final. A Seleção chegou aos 13 pontos, mesmo número das líderes China e Rússia, mas leva desvantagem no set average. Além disso, as brasileiras têm um jogo a mais do que suas principais concorrentes, à exceção das russas, que venceram a Coréia do Sul por 3 a 0 na preliminar. O Brasil fecha sua participação nesta fase exatamente contra a própria Rússia, na madrugada deste domingo, à 1h(horário de Brasília).
O primeiro set começou bastante equilibrado, com as equipes se revezando na frente do placar sem, no entanto, conseguir abrir uma boa vantagem. O equilíbrio persistiu até o segundo tempo técnico. A partir daí, a atacante Érika chamou a responsabilidade para si e conseguiu superar a forte defesa brasileira. Com isso, a Seleção abriu uma boa vantagem e com um ataque de Karin fechou a parcial em 25 a 19, em 21 minutos.
O Brasil manteve o ritmo no segundo set e rapidamente abriu quatro pontos(6 a 2). O técnico japonês parou o jogo e deu uma bronca na sua equipe para tentar mudar o panorama. As donas da casa ainda esboçaram uma reação, mas logo as brasileiras voltaram a tomar conta. Se os ataques de Érika foram o ponto forte no set anterior, neste foi a vez de Fernanda Doval se transformar em uma muralha, bloqueando a maior parte das jogadas rápidas das japonesas. Assim, a equipe de Marco Aurélio fechou a parcial em 25 a 16, em 20 minutos.
A vantagem de 2 a 0 no placar fez com que as brasileiras entrassem mais desconcentradas no terceiro set. O bloqueio, que havia sido o responsável por sete pontos na parcial anterior, parou de funcionar. As japonesas aproveitaram e abriram logo 8 a 4. Após o primeiro tempo técnico, o Brasil ainda reagiu e chegou a passar à frente(13 a 12). Mas novamente o time passou a errar muito e as donas da casa voltaram a dominar, vencendo o set por 25 a 20, em 24 minutos.
Animadas pela vitória no terceiro set, as japonesas continuaram com um ritmo forte, dispostas a levar a partida para o tie break. Só que desta vez as brasileiras voltaram mais concentradas. Com isso, a partida seguiu equilibrada até o primeiro tempo técnico. A partir daí, porém, o Brasil impôs o seu ritmo, voltou a apresentar o jogo dois primeiros dois sets e se distanciou no placar, fechando a parcial em 25 a 19, em 22 minutos