Rio - Na segunda reunião realizada ontem na CBF, em que os presidentes de Federações prestaram solidariedade a Ricardo Teixeira, o presidente da entidade traçou a estratégia de defesa a ser empregada na CPI do Futebol, em outubro próximo. Teixeira exortou os presidentes de Federações a fazerem pressão sobre a Comissão, através de senadores e deputados, chamou o relator da CPI, senador Geraldo Althof (PFL-SC) de "cara-de-pau", e usou um palavrão para definir a gravidade do assunto: "o resultado pode foder a todos nós".
Os assuntos tratados na reunião estão numa fita em poder da Rádio Gaúcha, que está divulgando o conteúdo em seus programas esportivos.
"Não é o Ricardo Teixeira, não é a CBF, é a estrutura do futebol brasileiro que está em jogo. Será uma verdadeira final de Copa do Mundo", afirmou o presidente.
Na fita ouve-se a voz de Teixeira reclamando da fraca ação dos presidentes de Federações na época em que a Lei Pelé estava para ser votada.
"Vocês fizeram duas assembléias para prometer apoio contra a aprovação da lei. Mas ela foi aprovada por unanimidade na Câmara e no Senado", lembrou o presidente da CBF, ao pedir que todos se empenhem ao máximo no trabalho de pressão aos integrantes da CPI.
Ele se mostrou surpreso pelo fato de o relator da CPI ser do PFL, "um partido do Governo", e estar agindo "desse jeito" contra a CBF.
"É uma loucura o que esse cara-de-pau está fazendo", disse Teixeira.
Em nenhum momento o presidente da CBF fez menção à TV Globo, que divulgou denúncias contra ele no "Globo Repórter" da sexta-feira da semana passada. E enfatizou que o momento não é de conflito aberto, e sim de uma competente ação nos bastidores.
"Não é momento de sermos o Dom Quixote brigando com os moinhos de vento. Quem não vê isso é caolho", disse.
Ao ouvir a gravação, o senador Geraldo Althof afirmou que a CPI não será influenciada por nenhum tipo de pressão. Sobre o fato de ter sido chamado de louco, reagiu com calma. "O presidente Ricardo Teixeira é que está saindo do sério", afirmou.
Althof disse que a CPI vai pedir à Rádio Gaúcha a fita com a gravação da reunião.