São Paulo – A CBF resolveu fumar o cachimbo da paz na guerra contra a TV Globo. Nesta sexta, a entidade divulgou para a imprensa um fax endereçado a Júlio Grondona, presidente da Associação de Futebol Argentino (AFA), pedindo para que a partida entre Brasil e Argentina aconteça às 21h45, após a novela Porto dos Milagres, da emissora.
“Fomos surpreendidos, pelas informações procedentes do site da Fifa, que a AFA marcou o jogo Argentina x Brasil para as 20h (hora local) do dia 05/09/2001.A referida surpresa nos preocupa profundamente, uma vez que a confirmação do horário de 20h, trará conseqüências negativas para a CBF, uma vez que a emissora que detém os direitos de transmissão dos nossos jogos já tinha preparado toda a sua grade de programação, desde o início das eliminatórias como sendo às 21h45”, diz o fax, assinado por Ricardo Teixeira.
Na quarta, foi divulgado que o jogo mudaria de horário e passaria para as 20h, quando a Globo transmite o Jornal Nacional, programa que nunca tem o seu horário alterado devido a acordo com patrocinadores. A CBF disse que não teve nenhuma influência na alteração. Mas, coincidentemente, o episódio ocorreu menos de uma semana após a emissora transmitir um Globo Repórter com denúncias contra o presidente da entidade, Ricardo Teixeira. A AFA responsabilizou o frio de Buenos Aires pela mudança no horário.
A CBF faz um apelo dramático no fax. “Em vista do exposto acima, apelamos energicamente a V.Sa., no sentido de confirmar para às 21h45m o jogo Argentina x Brasil.”