Rio - O zagueiro Jaap Stam foi negociado pelo Manchester United com a Lazio, da Itália, na manhã desta segunda-feira. A informação foi divulgada por Massimo Cragnotti, dirigente do clube italiano. Apesar de considerar Stam um dos melhores jogadores do mundo em sua posição, a diretoria do Manchester preferiu aceitar a proposta da Lazio porque o zagueiro fez severas críticas ao técnico Alex Ferguson e alguns de seus companheiros de time.
Dentre as críticas feitas por Stam em sua biografia, chamada Cara a Cara, está a de que Ferguson forçava seus jogadores a se atirarem na área para simularem pênaltis.
Stam criticou também seus companheiros. Disse que o meia David Beckham não é nenhum intelectual e que teria dificuldades para ser aprovado num exame de Matemática para crianças de cinco anos. Ele também disse que os irmãos Gary e Paul Neville vivem se queixando de tudo, enquanto que o atacante Yorke é um mulherengo.
Após a negociação, Stam disse que seu livro pesou muito na sua venda e que Ferguson já tinha decidido que ele seria reserva nesta temporada.
A imprensa da Inglaterra já começa a especular os possíveis nomes para substituir Stam na zaga do Manchester United. Os mais cotados são o francês Blanc, o holandês Hofland e o argentino Ayala.