Faenza - Alex Yoong vai se tornar o primeiro malaio a pilotar na Fórmula 1, depois de receber a superlicença da FIA. Ele estreará no Grande Prêmio da Itália, no dia 16 de setembro, competindo pela Minardi.
O piloto de 25 anos, que conseguiu sua licença para pilotar carros de Fórmula 1 depois de dois dias de testes em Mugello, substituirá o brasileiro Tarso Marques nas últimas três corridas do campeonato, informou a equipe.
``Estou muito contente por a FIA ter me concedido uma superlicença, não por mim particularmente, mas por meu país'', disse Yoong em um comunicado divulgado pela Minardi.
``Estou ansioso pelo desafio da Fórmula 1 porque ela é o ápice do automobilismo e onde todo piloto quer competir. Mal posso esperar para entrar no carro para minha primeira corrida'', completou.
O chefe da Minardi, Paul Stoddart, explicou que Marques vai permanecer na equipe como piloto de testes e reserva.
``Ele tem sido um grande membro da equipe e fez tudo que lhe foi pedido nesta temporada, pelo que nós agradecemos'', disse Stoddar, que também recebeu com satisfação a concessão da licença de Yoong.
``O trabalho que ele fez com a equipe nos últimos meses demonstrou claramente sua habilidade tanto para pilotar como para fornecer informações técnicas'', disse o australiano.
Além de seu talento, Yoong vai levar da Malásia também um necessário patrocínio. A empresa de jogo Magnum anunciou em julho que patrocinaria as tentativas de Yoong de assegurar uma vaga na Fórmula 1.
Yoong será parceiro do espanhol Fernando Alonso na Minardi, que espera poder contar com motores da Ferrari no próximo ano. A equipe marcou apenas um ponto nas últimas cinco temporadas na Fórmula 1.