Rio - Será julgada nesta quinta-feira, às 15h15, na 43ª Vara Cível, a ação por infâmia e danos morais que o ex-árbitro Cláudio Vinícius Cerdeira move contra o treinador do Corinthians, Wanderley Luxemburgo. Ele dirigia o time do Santos quando num jogo entre a equipe paulista e o Internacional-RS se desentendeu com o árbitro e o ofendeu.
O treinador invadiu o gramado, chamou-o de ladrão, safado e disse que o árbitro estava mal-intencionado e com o propósito de prejudicar seu time, ensejando a ação judicial em que Cerdeira o acusa de tê-lo ofendido moralmente. O Santos goleou a equipe gaúcha por 4 a 0 na partida, realizada no dia 26 de novembro de 1997, válida pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.
Cerdeira já ganhou uma ação desse tipo contra o atual presidente do Conselho Deliberativo do Botafogo, Carlos Augusto Montenegro. Ele era presidente do clube e numa partida entre Botafogo e Flamengo, realizada em março de 1996, no Maracanã, irritou-se com a atuação de Cláudio Vinícius Cerdeira, ofendendo-o. O cartola do Botafogo invadiu o campo e xingou o árbitro dizendo também que ele estava prejudicando seu clube.
Condenado a pedir desculpas nos veículos de comunicação em que falou mal do árbitro, Montenegro ainda foi obrigado por decisão do juiz a pagar uma indenização no valor de 100 salários mínimos a Cerdeira, o que foi feito no fim do ano passado.