São Paulo - Sem poder contar com os zagueiros Marquinhos, recuperando-se de uma cirurgia no nariz, e Batata, que cumprirá suspensão pela expulsão na última partida contra o América-MG, o técnico Vanderlei Luxemburgo confirmou que voltará a usar o esquema 4-4-2 sábado contra o Coritiba, no Pacaembu.
“Eu vou deixar o Marcelo e o Scheidt na zaga. Quinta eu vou fazer um coletivo e decidir quem entra no meio. Eu posso colocar o Leandro, o Luciano Ratinho, que está recuperado, ou o Renato”, declarou Luxemburgo, que ainda não sabia da punição de dois jogos ao volante Fabinho, pela expulsão no jogo contra o Sport. “É mais um problema”, disse.
A última vez que o treinador utilizou o 4-4-2 foi no empate por 0 a 0, contra o Juventude. Apesar do mau resultado, foi com este esquema que Vanderlei teve os melhores resultados desde que voltou ao Corinthians, em fevereiro.
Em 30 jogos, o Corinthians venceu 18, empatou sete e perdeu apenas cinco vezes. Conquistou 67,77% dos pontos disputados.
Utilizando o esquema com três zagueiros, o Timão teve um aproveitamento de 50%. Foram 12 jogos, com cinco vitórias, três empates e quatro derrotas.
Apesar dos bons resultados, Vanderlei não quis confirmar se utilizará o esquema neste jogo devido às circunstâncias ou se a tendência é a volta do 4-4-2.
Assim, Ricardinho ganharia o auxílio de mais um jogador ao seu lado para cuidar da armação da equipe. No 3-5-2, o meia é o principal responsável pela organização do meio campo corintiano.
Nos últimos jogos, Ricardinho tem recebido marcação especial. O próprio jogador já admitiu que está difícil de escapar da perseguição dos adversários.
Luxemburgo não concorda que a entrada de mais um meia irá diminuir a marcação em Ricardinho, mas também não discorda de que ele terá a ajuda de mais um jogador na armação da equipe.