Rio - Cássio de Paiva Freitas conquistou nesta sexta-feira o título inédito de tricampeão da 15ª Volta Ciclística BR de Santa Catarina, a maior competição do país na categoria. Ele somou o tempo de 24h14min37 para completar os 964,4 quilômetros das 12 etapas do evento. O ciclista mineiro, de 36 anos, terminou com 2min56 de vantagem sobre o catarinense Daniel Rogelin, segundo colocado na classificação geral.
O vencedor da última etapa da prova, disputada entre as cidades de Pomerode e Joinville, numa distância de 85,5 quilômetros, foi o brasiliense Rodrigo de Mello, da Fundação Vega/Londrina, numa chegada emocionante. Ele completou o percurso em 2h03min37, média de 41,72 km/h, seguido do cearense Antonio Roberto Nascimento, da Audifar/Guarulhos A, e de Daniel Rogelin, terceiro colocado.
A chegada foi feita em frente ao Centreventos Cau Hansen, na região central de Joinville, e contou com a presença de grande público, que pouco antes havia assistido ao desfile comemorativo de 7 de Setembro. Apesar do feriado, que levou muitos turistas para as estradas, as Polícias Rodoviárias Estadual e Federal conseguiram controlar tranqüilamente o tráfego e nenhum problema foi registrado.