São Paulo – O brasileiro Gustavo Kuerten faz nesta terça-feira sua estréia no Aberto do Brasil. Na primeira rodada da competição disputada nas quadras rápidas da Costa do Sauípe (BA), o número 1 do ranking mundial terá pela frente o compatriota Flávio Saretta. O jogo foi marcado para 12h. O Terra Esportes fará acompanhamento ponto a ponto com estatísticas exclusivas. A TV Record anuncia transmissão.
Para Guga, o torneio baiano é um tudo ou nada. Líder na Corrida dos Campeões, o brasileiro só irá somar pontos caso chegue à final. Isso por causa das regras utilizadas para definição do novo ranking do tênis mundial. A ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) leva em contra 18 resultados de cada tenista para o ranking. Desses torneios, 13 são obrigatórios os quatro do Grand Slam e os nove do Masters Series. Nessas competições, caso o jogador não participa, é obrigado a levar um zero para o ranking.
Os demais cinco resultados são em relação aos torneios do ATP Tour, que ocupam o terceiro lugar em importância no circuito profissional. Guga já tem cinco torneios desse tipo computados na Corrida dos Campeões. Agora, ele só pode ‘trocar’ esses pontos. Dessas cinco, a pior pontuação foi no Torneio de Los Angeles. Por chegar às semifinais, o brasileiro levou 15 pontos.
O Aberto do Brasil tem o mesmo status da competição californiana. Ou seja, se chegar à semifinal, Guga não terá seu número de pontos afetados. O brasileiro só somará pontos caso vá à final na Costa do Sauípe. O torneio dá 35 pontos ao campeão e 24 ao vice. Como já tem 15 pontos garantidos, para o tenista de Catarina o título renderia 20 pontos e o vice apenas nove.
Dos quatro primeiros colocados no ranking mundial, o americano André Agassi, vice líder da Corrida, é quem tem mais possibilidade de crescimento nesse item. Ele já computou seus cinco torneios do ATP Tour. Porém, como foi eliminado nas competições em Atlanta e em Scottsdalle na primeira rodada, qualquer avanço à segunda rodada mesmo de torneios de pouca importância em relação aos pontos já representará uma melhoria no ranking.
Clique aqui para ver o desempenho detalhado dos quatro primeiros colocados na Corrida dos Campeões.