Rio - Tande e Emanuel, líderes do Circuito Mundial 2001 com 2.938 pontos, estréiam nesta sexta-feira na etapa de Palma de Mallorca, na Espanha, enfrentando a dupla local Carrasco/Da Silva.
A dupla brasileira tem a estatística como forte aliada nessa reta final de campeonato: basta uma simples combinação de resultados cruzados com os irmãos suíços Paul Laciga e Martin Laciga, vice-líderes da competição, para que a festa de Tande e Emanuel comece.
Os brasileiros só precisam de 477 pontos para garantir o título do Mundial sem depender de outros resultados. Se vencerem a etapa de Mallorca - o que representa 360 pontos no bolso - e os Laciga não chegarem às semifinais, o caneco terá a praia de Ipanema como residência fixa.
“Desde o começo viemos pensando numa etapa de cada vez, numa partida de cada vez e não podemos nos desconcentrar agora. Estamos numa situação muito boa em termos de tabela, mas se formos eliminados cedo, essa vantagem acaba”, afirmou Emanuel.
Por causa da seqüência de atentados terroristas nos Estados Unidos, algumas duplas e muitos jogadores não conseguiram chegar à Espanha para a disputa do torneio, como os campeões olímpicos Blanton e Fonoimoana (EUA), a dupla Wong/Metzger (EUA) e os brasileiros Ricardo e Loiola, entre outros, já que todos os vôos que partiam ou tinham como destino final os Estados Unidos estavam cancelados.
“Está um clima muito estranho por causa dessa coisa toda que aconteceu. É uma coisa triste e que mexeu com todo mundo pela violência e pela covardia como tudo foi feito e mostrado. Até agora não consigo entender bem tudo o que houve e todos aqui estão muito chocados, traumatizados com o que se viu na TV e nos jornais”, disse Tande.