Rio - O cavaleiro Rodrigo Pessoa resolveu poupar nesta sexta-feira Gandini Baloubet du Rouet da série principal do 45º Torneio Hípico Príncipe Kari zu Fürstenberg, o Concurso Internacional de Saltos (CSI) de Donaueschingen, na Alemanha.
O brasileiro inscreveu a montaria na série intermediária como preparação para a prova forte deste sábado e para o Grande Prêmio deste domingo. Baloubet cometeu uma falta e o conjunto terminou na 26.ª colocação entre 50 participantes. O desempenho do sela francesa de 12 anos, porém, deixou Rodrigo animado.
Na série principal, Rodrigo saltou com Gandini Taylor Made, um cavalo novo, de 8 anos, que vem sendo preparado aos poucos para os percursos e obstáculos mais exigentes. "A prova foi muito difícil para ele", comenta o cavaleiro, que terminou na 24.ª colocação. "Fizemos apenas uma falta, o que considerei um ótimo resultado", prossegue. "Ele tem um potencial muito grande."
O vencedor da prova foi o alemão Ludger Beerbaum, montando Figaro's Boy, que completou o percurso sem faltas, em 74s41. Emile Tacken, com Limminka, da Holanda, ficou em segundo lugar (76s49), enquanto Toni Hassmann, com MobilCom Goldika, também da Alemanha, terminou em terceiro (77s12).
Os alemães dominaram a série intermediária do torneio, disputado no Parque do Castelo, entre a Floresta Negra e o Lago Constance. O vencedor foi Manfred Marschall, com LB Omar, que fez pista limpa, em 74s50. Tjark Nagel, montando Cliff 28, ficou em segundo lugar (75s59), seguido de Heinrich-Wilhelm Johannsmann, com Gralshüter (78s25).