Pusan - Os preparativos para a Copa do Mundo de 2002 atingiram um ponto simbólico neste domingo, quando foi inaugurado o quinto dos dez novos estádios do país.
O Estádio de Pusan tem capacidade para 54.354 pessoas e deverá ser o mais usado durante o evento no ano que vem. ``É muito significativo que a metade dos estádios já estejam prontos'', afirmou Lin Byung-taik, do comitê organizador coreano.
Quatro dos estádios restantes serão inaugurados nas próximas semanas, e um em março de 2002. A abertura da Copa está marcada para dia 31 de maio.
A abertura oficial foi marcada pela vitória da Coréia do Sul sobre a Nigéria, por 2 a 1, e teve um significado especial para os torcedores. Enquanto muitos países ainda lutam para garantir uma vaga no evento, os co-organizadores já sabem que vão estrear em Pusan, a segunda maior cidade do país, atrás de Seul.
Lin Byung-taik informou ainda que a área ao redor do estádio, que hoje se parece com um grande campo de obras, estará reestruturada para a Copa do Mundo.
``Estamos construindo ruas e parques em harmonia com o estádio'', ressaltou. ``Tudo estará pronto em tempo para a Copa do Mundo''.
Quanto ao aumento da segurança nos estádios, Lin garantiu que algumas medidas estão sendo tomadas. ``Desde a inauguração do estádio de Daejeon, em 13 de setembro, já instalamos um sistema de alerta'', explicou. ``Não sei o número exato, mas nesta partida houve um reforço extra de policiais''.
A Nigéria, que empatou com a Coréia do Sul por 2 a 2 na inauguração do estádio de Daejeon, é uma das 13 equipes já classificadas para a Copa do Mundo de 2002.