Rio - Apesar de não ter passado da primeira rodada no Brasil Open, Gustavo Kuerten continua na liderança da Corrida dos Campeões, divulgada nesta segunda-feira pela ATP. O brasileiro manteve os mesmos 755 pontos da semana passada, contra 683 do americano Andre Agassi e 635 do australiano Lleyton Hewitt. Até agora, os três são os únicos que já estão classificados para o Masters, que este ano será disputado em Sydney, na Austrália.
Marat Safin foi o destaque da semana. Com o título em Tashkent, o russo subiu três posições no ranking, ultrapassou o espanhol Alex Corretja, o croata Goran Ivanisevic e o francês Arnaud Clement, e assumiu o 11º lugar. Antes do Aberto dos EUA, Safin ocupava a 29ª posição. Semifinalista do torneio americano e campeão no Uzbequistão, ele já soma 315 pontos e está na briga para chegar ao Masters.
“Vou jogar agora em Hong Kong, Moscou e St Petersburgo. Farei o impossível para estar em Sydney”, afirmou. Para isso, terá que terminar o ano entre os sete melhores da Corrida.
Outro que três posições foi o argentino Guillermo Cañas. Quadrifinalista na Costa do Sauípe, ele é agora o 17º colocado. Já o campeão do torneio, o tcheco Jan Vacek, melhorou 66 posições. Mesmo assim, ainda ocupa um modesto 102º lugar.
O Ranking de Entradas também não apresentou mudanças entre os dez primeiros. Guga, Agassi e Hewitt continuam, respectivamente, em primeiro, segundo e terceiro lugares. Como defendia o título do Torneio de Tashkent, Safin não somou pontos, mas manteve a sétima colocação. Kafelnikov, vice em Tashkent, permanece em sexto lugar, apenas 70 pontos atrás do espanhol Juan Carlos Ferrero.
Corrida dos Campeões
1 - Gustavo Kuerten (BRA) - 755 pontos
2 - Andre Agassi (EUA) - 683
3 - Lleyton Hewitt (AUS) - 635
4 - Patrick Rafter (AUS) - 557
5 - Juan Carlos Ferrero (ESP) – 552
6 - Yevgeny Kafelnikov (RUS) - 400
7 - Pete Sampras (EUA) - 363
8 - Sebastien Grosjean (FRA) - 360
9 - Tim Henman (GBR) – 352
10 - Roger Federer (SUI) – 324