O Corinthians da virada está de volta. A vitória sobre o Goiás, anteontem, conquistada com três gols no segundo tempo fez o clube paulista reviver o tempo em que era conhecido como o "Time da Virada".
A virada sobre o Goiás foi a primeira desde a semifinal do Campeonato Paulista, contra o Santos, em 13 de maio, quando o Timão venceu por 2 a 1, com um gol de Ricardinho aos 47 minutos do segundo tempo.
No ano passado e até agora, o time da virada fôra substituído por um Corinthians menos vibrante, que permitiu mais vezes que o seu adversário reagisse e vencesse uma partida do que o contrário.
Desde o início da temporada 2000, com o Mundial de Clubes, o Corinthians disputou 123 jogos oficiais. Desses, 15 tiveram uma virada, só que apenas seis delas foram a favor do clube alvinegro.
A última vez que o Corinthians obtivera uma virada quando atuou na casa do adversário havia sido no Paulistão-2000. No dia 11 de março, o Timão goleou o Mogi Mirim por 5 a 2, depois de ver o rival abrir o placar.
Desde então, foram mais quatro viradas. Duas em casa (América, pela Libertadores-2000 e União São João, no Paulistão-2001) e as outras duas em campo neutro – clássicos contra Portuguesa, no Paulista-2000, e contra o Santos, no Estadual deste ano.
A derrocada do time da virada ganhou mais força há praticamente um ano. Em 7 de setembro de 2000, o time sofreu a primeira virada, 3 a 1 para o Atlético-MG, no Mineirão, pela Copa João Havelange. A partir de então, foram mais oito revezes após sair na frente do placar. Só em um jogo o time atuava na cidade de São Paulo – contra a Lusa, pela JH –, enquanto as outras partidas foram todas fora de seu estádio.
Com a vitória de anteontem e a seqüência de duas vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro, os jogadores ganharam novo ânimo. Para o técnico Vanderlei Luxemburgo, a vitória deu mais segurança.
– Foi muito importante ganhar dois jogos seguidos. Principalmente essa vitória, quando perdíamos por 2 a 0, mas melhoramos muito no segundo tempo e conseguimos a virada – resumiu o treinador.