São Paulo - O brasileiro Gustavo Kuerten pode melhorar seu desempenho nas quadras com a alteração das regras do tênis feitas pela Federação Internacional de Tênis (ITF). A entidade modificou o regulamento em três itens: mudança nos uniformes das equipes na Copa Davis, o “super tie-break” em vez de um terceiro ou quinto sets decisivos e a alteração no tamanho das bolas para cada tipo de piso.
É nesse último item que Guga pode se dar bem. Segundo a ITF as quadras rápidas e de grama terão bolas mais lentas. Já nas quadras de saibro serão usadas bolinhas mais rápidas.
Kuerten é um dos melhores jogadores no saibro. Dos 16 títulos já conquistados em sua carreira, 13 foram neste tipo de piso. Os outros três foram conquistados em quadras rápidas. Essa pode ser a grande chance para Guga equilibrar o seu jogo e mostrar nas quadras rápidas o mesmo desempenho que tem no saibro.
Para Guga, todos os tenistas vão estranhar as novas regras quando elas começarem a valer, mas depois o jogo continuará igual. “No começo todo mundo vai falar um monte, mas depois de um tempo a gente se adapta e segue jogando normalmente.”
Para seu técnico, Larri Passos, “a parte fundamental de um tenista é que ele esteja bem fisicamente e muito forte para poder jogar e acho que essas mudanças não vão interferir em nada. Quando isso acontecer vamos pegar as bolas novas, ir para quadra, treinar e nos adaptar. A gente acaba se adaptando a tudo.”
O tenista brasileiro está em Florianópolis se preparando, com Larri Passos, para os últimos torneios da temporada 2001. O próximo compromisso de Guga é o ATP Tour de Lyon, no início de outubro.