Rio - Foi no dia 22 de setembro de 1901 que os times do Rio Team e do Rio Cricket (este até hoje ativo em Niterói) terminaram seus quarenta minutos de partida empatados em 1 a 1. Ali começava a história do futebol no Rio de Janeiro, pois apesar do esporte trazido por Oscar Cox já ser jogado timidamente, pela primeira vez era disputada uma partida entre duas agremiações. O gol a favor do Rio Cricket não tem registro, mas o dos cariocas foi marcado por Júlio de Moraes, um dos fundadores do Fluminense Futebol Clube.
O público da partida:15 pessoas. O pai e a irmã de Victor Etchegaray, um dos jogadores do Payssandu – mais tarde ele seria campeão carioca pelo Fluminense –, dois amigos do Rio de Janeiro e mais onze sócios niteroienses do Rio Cricket, a maioria tenistas que passaram por lá para dar uma olhada naquele estranho esporte bretão. O resultado, sem vencedor, provavelmente levou os espectadores a pensar da mesma maneira que os jornalistas da época: um absurdo.
“A crônica da época tem esse lado pitoresco, é possível notar o estranhamento de quem escreve com relação ao empate e à ausência de vencedores”, conta Leonardo Affonso de Miranda Pereira, autor do livro "Footballmania – uma história social do futebol no Rio de Janeiro", da editora Nova Fronteira.
Foi Leonardo quem acabou com a dúvida quanto à data da primeira partida ocorrida no Rio, depois de muitas controvérsias. O autor, carioca radicado em São Paulo, chegou à data de 22 de setembro depois de finalmente encontrar a notícia oficial em um exemplar antigo do Correio da Manhã. Até então, registros não-oficiais indicavam a data de 1º de agosto.