São Paulo – O Fluminense desperdiçou a oportunidade de assumir a vice-liderança do Campeonato Brasileiro ao perder, por1 a 0, para o América-MG, na noite desta quinta-feira, no estádio Independência, em Belo Horizonte.
O jogo foi sonolento e de nível técnico muito baixo. O América foi um pouco melhor no primeiro tempo e chegou a colocar duas bolas na trave. Na etapa final, o gol mineiro foi assinalado ao 12min por Fabrício, em cobrança de pênalti cometido por Agnaldo em cima de Somália.
O resultado tira o América, que chegou à sua segunda vitória no campeonato e passou a somar 11 pontos ganhos, da lanterna do Brasileirão e também da zona do rebaixamento. O Fluminense, estacionado nos 22 pontos, continua no grupo dos oito times que estariam classificados para as quartas-de-final.
O primeiro tempo mostrou um Fluminense apático que não conseguiu criar jogadas de perigo e passou por vários momentos de perigo.
Jogando com entusiasmo, o time mineiro poderia ter saído com a vantagem no marcador, não fossem as chances desperdiçadas por seus atacantes, principalmente Mirandinha que chegou a entrar livre na área e chutar na trave diante de Murilo.
O América ainda teve uma bola no travessão de Murilo e Marcão salvou na linha de gol uma bola com endereço certo após a cobrança de um escanteio.
O Fluminense só teve uma chance real de gol com Roger que recebeu uma bola desviada por Agnaldo e chutou por cima.
Os tricolores cariocas ainda perderam o veterano Jorginho que sentiu uma lesão e deu lugar a Roberto Brum que voltou a jogar depois de cumprir quatro meses de suspensão por uso de doping.
O Fluminense voltou para o segundo tempo com a mesma forma de jogar, permitindo que a iniciativa continuasse com o dono da casa.
E o empenho do América acabou premiado aos 11 minutos quando Agnaldo segurou Somália durante a cobrança de um escanteio. A marcação de Alfredo Loebling provocou muita reclamação por parte dos tricolores. Fabrício bateu com categoria e fez o gol do América.
Em desvantagem, o Fluminense finalmente partiu para o jogo e chegou a ter algumas chances para empatar, mas o América teve oportunidades para ampliar, porém o limitado Mirandinha desperdiçou todas as oportunidades de forma bisonha.
No final da partida, o treinador Oswaldo de Oliveira reclamou de uma marcação do árbitro e acabou expulso de campo.