Xangai, China - O segundo cabeça-de-chave Rainer Schuettler, da Alemanha, venceu seu primeiro título do ano ao vencer por 6-3 6-4 o terceiro pré-classificado Michel Kratochvil da Suíça, na final do Aberto de Xangai no domingo.
Em um ótimo dia, o alemão dominou a partida desde o início, abrindo 4-1 no primeiro set. Ele nunca teve seu serviço quebrado em todo o jogo, enquanto que Kratochvil foi quebrado duas vezes, uma em cada set. Kratochvil teve uma boa chance de reagir na partida no segundo set, mas no sexto game desperdiçou três break points, e no game seguinte foi quebrado pelo tenista alemão.
Schuettler, de 25 anos, começou bem o torneio ao derrotar, na primeira rodada, Andre Agassi. Em todo o torneio ele perdeu apenas um set. Com a vitória, Schuettler, atual número 62 do mundo, deve ficar entre os 50 melhores.
O alemão levou 54.000 dólares pela vitória enquanto Kratochvil, de 22 anos, que disputou a primeira final de sua carreira, venceu 31.500 dólares. "Acho que saquei muito bem hoje (domingo), ao contrário de ontem", disse Schuettler. "Além disso, não perdi muitas bolas de fundo de quadra. essa foi minha melhor partida da semana".