Rio - Com um dia de antecedência, a equipe do Grêmio foi confirmada para enfrentar o Universidad de Chile, nesta quinta-feira, em Santiago, pelo Grupo E da Copa Mercosul de 2001.
Esperava-se que a definição somente ocorresse no dia do jogo, mas o auxiliar do técnico Tite, Cléber Xavier, que comandará o Tricolor gaúcho, decidiu antecipar o anúncio dos titulares.
Assim, o Grêmio embarcou para a capital chilena, na tarde desta quarta-feira, com sua escalação pronta: Eduardo Martini; Pedrinho, Nenê e Gabriel; Guilherme, Adriano, Rafael, Rodrigo Gral e Fabiano; Cláudio e Rodrigo Mendes.
Apenas o zagueiro Nenê, que está suspenso no Brasileirão de 2001, e o atacante Rodrigo Mendes, que se recupera de uma luxação no polegar da mão direita, podem ser considerados do grupo titular. O restante dos atletas são reservas ou juniores. Neste categoria encontram-se o zagueiro Adriano, improvisado na função de segundo volante, e o ala-esquerdo Fabiano.
“Eles são jovens, mas têm muitas qualidades técnicas”, assegurou Cléber Xavier.
A escolha por deixar o time titular em Porto Alegre deve-se a dois fatores: o primeiro refere-se ao fato que o Grêmio, com 12 pontos ganhos e 100% de aproveitamento, já está classificado para a próxima fase da Mercosul; o segundo reside na necessidade de preservar os principais jogadores para o confronto com o Santa Cruz, neste domingo, no Olímpico, pelo Brasileirão — se vencer o clube pernambucano, o Grêmio entrará na zona de classificação do campeonato.
A delegação gremista chega em Santiago no começo da noite desta quarta-feira.