Rio - De olho no tricampeonato da Copa América, a Seleção Masculina de vôlei mal teve tempo de descansar após o desembarque em Buenos Aires, na madrugada desta quinta-feira.
Logo pela manhã, os jogadores fizeram musculação na academia do Hotel Sheraton, onde estão hospedados. À tarde, fizeram o primeiro treino com bola em terras argentinas.
A edição deste ano será a quarta do campeonato. O torneio foi disputado pela primeira vez em 1998, também na Argentina. No ano seguinte, a sede foi os EUA.
Ano passado, mesmo jogando em casa, os brasileiros não conseguiram repetir as conquistas anteriores e acabaram perdendo por 3 a 1 para Cuba na decisão, em São Bernardo do Campo (SP).
“Em 98, não acreditávamos no sucesso da Copa América. Não demos muita importância, mas, mesmo assim, vencemos. Hoje, vejo o quanto a competição evoluiu. Esta edição promete ser a mais equilibrada e isto é muito bom para o desenvolvimento do voleibol no continente americano”, afirma o meio-de-rede Gustavo, que participou de todas as outras edições do campeonato, assim como o atacante Giba.
Já o oposto Anderson disputará a Copa América pela primeira vez e não esconde a ansiedade. “ A expectativa é a melhor possível. Será um grande desafio para nosso grupo, já que jogaremos contra equipes de alto nível técnico.”
Para o levantador Ricardinho, o torneio deve ser mais difícil do que o Sul-Americano. “ Temos que esquecer essa história de favoritismo e entrar em quadra respeitando os adversários. “
A estréia do Brasil na Copa América será neste sábado, contra a Venezuela, às 18h. Todas as partidas serão disputadas no ginásio Luna Park. “Espero que todos os jogadores tenham adquirido ritmo de jogo nos amistosos contra Cuba. Será uma competição muito longa, não poderemos bobear em nenhuma partida. Da estréia até o último jogo muita coisa pode acontecer”, analisou o técnico Bernardinho.
A primeira rodada da competição será realizada nesta sexta-feira. Às 19h30min, os cubanos, atuais campeões, enfrentam os americanos. Em seguida, os donos da casa medem forças com a equipe do Canadá, às 21h.
Confira a tabela:
1ª RODADA - SEXTA-FEIRA (28/9)
EUA X Cuba, às 19h30mim
Argentina X Canadá, às 21h
Brasil e Venezuela folgam
2ª RODADA - SÁBADO (29/9)
Venezuela X Brasil, às 18h
Argentina X Cuba, às19h30min
Canadá e EUA folgam
3ª RODADA - DOMINGO (30/9)
Brasil X Canadá, às 16h30min
Argentina X EUA, às 18h
Cuba e Venezuela folgam
4ª RODADA - SEGUNDA-FEIRA (1º/10)
EUA X Venezuela, às 19h
Brasil X Cuba, às 20h30min
Canadá e Argentina folgam
5ª RODADA - TERÇA-FEIRA (2/10)
Canadá X Cuba, às 19h30min
Argentina X Venezuela, às 21h
EUA e Brasil folgam
6ª RODADA - QUARTA-FEIRA (3/10)
Venezuela X Canadá, às 19h30min
Brasil X EUA, às 21h
Cuba e Argentina folgam
7ª RODADA - QUINTA-FEIRA (4/10)
EUA X Canadá, às 17h30min
Venezuela X Cuba, às 19h30min
Argentina X Brasil, às 21h
SEMIFINAIS - SÁBADO (6/10)
JOGO 1 - 18h*
JOGO 2 - 19h30min*
FINAIS - DOMINGO (7/10)
Decisão do terceiro lugar, às 18h*
Final, às 19h30min*
*Os horários das semifinais e das finais poderão ser alterados, já que a seleção argentina de futebol jogará contra o Paraguai, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2002.