Porto Alegre - O Grêmio recebe o Santa Cruz neste domingo, às 16h, no Olímpico, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. A equipe gaúcha está em décimo lugar na tabela de classificação, e enfrentará uma das piores campanhas. O Santa Cruz está em 25º lugar, com apenas 11 pontos.
A campanha do Grêmio na Mercosul é irretocável, até agora. Resta decolar no Brasileiro. E foi justamente por isso que o técnico Tite escalou os reservas para o jogo da última quinta-feira, contra o Universidad de Chile (1 a 1), poupando grande parte dos titulares. Tite, aliás, permaneceu em Porto Alegre, enquanto seu auxiliar, Cléber Xavier, comandou a equipe em Santiago.
As únicas dúvidas para o jogo contra o Santa Cruz são Nenê, que sofreu uma lesão na coxa esquerda, e Anderson Polga, que dificilmente estará em campo, pois recupera-se de uma cirurgia de retirada do apêndice. Mauro Galvão e Fábio Baiano, também machucados, só deverão retornar contra o Fluminense. Em compensação, Luiz Mário tem presença confirmada para enfrentar o time pernambucano.
A situação do Santa Cruz é complicada, mas não o suficiente para desanimar o técnico Murici Ramalho. A ordem, segundo ele, é vencer ou vencer, para tentar distanciar-se da zona de rebaixamento. A equipe pernambucana ainda não venceu fora de casa, mas mesmo assim, Murici garante que utilizará um esquema ofensivo.
E justamente para dar ao Santa Cruz a primeira vitória fora de casa, Muricy Ramalho estará promovendo a volta de jogadores que estavam afastados. O volante Donizete Amorim, reserva quando o técnico era Ferdinando Teixeira, agora, é titular. O outro cabeça-de-área, Everaldo, cumpriu suspensão automática e estará de volta, assim como o lateral-esquerdo Jorge Luis, que recuperou-se de lesão.