Indianápolis - O empresário Eddie Jordan acredita que há uma nova geração de talentos surgindo para a Fórmula 1. O irlandês deve anunciar em breve o companheiro do italiano Giancarlo Fisichella para a próxima temporada na equipe.
O veterano Jean Alesi, contratado em agosto para substituir Heiz-Harald Frentzen, gostaria de manter o posto, mas suas chances são reduzidas. Jordan tem feito testes com alguns representantes da futura geração. Dois deles são Justin Wilson, o primeiro britânico a conquistar o título da Fórmula 3000, e o indiano Narain Karthikeyan.
``Ambos causaram boa impressão'', revelou Jordan em coletiva realizada sexta-feira. ``Parece que há um grande número de jovens com muita habilidade, a questão é tentar encontrar o mais indicado''.
A equipe Jordan, que usa motores Honda, também mantém contatos com o japonês Takuma Sato, campeão da Fórmula 3 inglesa com número recorde de vitórias. Sato tem um contrato com a BAR como piloto de testes, cujos detalhes são desconhecidos.
Jordan não esconde seu interesse por Sato, que realizou testes na equipe a menos de um ano. ``Ele é rápido'', explicou. ''Se você observar o retrospecto, ele venceu mais corridas na Fórmula 3 do que qualquer outro. Ainda que ela tenha mudado e agora às vezes haja duas corridas no mesmo dia''.
``Uma coisa é certa, ele é um grande talento... Mas há muitos grandes pilotos surgindo. Acho que é um ressurgimento'', prosseguiu Jordan. ``Se há cinco ou seis pilotos com possibilidades, claro que Sato é um deles''.
Três novatos criaram impacto na Fórmula 1 nos últimos dois anos, liderados pelo inglês Jenson Button, que estreou na Williams antes de se transferir para a Benetton.
O finlandês Kimi Raikkonen, 21, foi uma das sensações da temporada 2001 pela Sauber. Ele substituirá Mika Hakkinen na McLaren no ano que vem.
O espanhol Fernando Alonso também impressionou muita gente com seu estilo, mesmo ficando para trás com a Minardi. Ele tem contrato com a Renault.
Jordan prestou homenagem ao seu amigo Jean Alesi, o piloto mais velho da Formula 1, com 37 anos. O francês estará comemorando seu GP de número 200 neste final de semana.