Indianápolis (EUA) - Esqueça as 500 Milhas de Indianápolis. Para Jean Alesi, o número nessa cidade norte-americana é 200. O piloto mais velho da Fórmula 1 chegará a uma marca histórica no domingo quando disputar nos EUA sua 200a. corrida.
Apenas quatro pilotos disputaram mais corridas do que ele e, se Alesi concretizar sua vontade e permanecer na Jordan no próximo ano, ele deverá bater o recorde de três deles.
Mas, independentemente do que acontecer, Alesi será o piloto francês que mais provas disputou -- o tetracampeão Alain Prost aposentou-se depois de 199 corridas.
``Os últimos 12 anos passaram tão rápido, mas sinto uma enorme sensação de dever cumprido ao chegar ao meu 200º GP'', disse Alesi antes de viajar para os EUA nesta semana.
``Aconteceram tantas coisas nesse período que fica impossível resumir minhas recordações em poucas palavras. Penso em quantas vezes alinhei o carro no grid, quantas pessoas conheci e os bons momentos que vivi'', completou o piloto, de 37 anos.
Parece difícil acreditar, mas Alesi começou sua carreira quando alguns dos atuais pilotos da Fórmula 1 eram ainda muito pequenos.
Ele já disputava a Fórmula Renault quando Fernando Alonso, da Minardi, tinha 2 anos, e Jenson Button, da Benetton, apenas 4.
Da Fórmula 3000, ele foi para a Fórmula 1 disputar somente uma corrida pela Tyrrell, substituindo Michele Alboreto na França. Ele largou em 16o. e chegou em quarto.
Alesi transferiu-se para a Tyrrell de vez em 1990, e liderou o GP dos EUA, em Phoenix, em um memorável duelo com o brasileiro Ayrton Senna.
A sedução da Ferrari então falou mais alto ao piloto do que uma oferta da Williams, e ele passou as cinco temporadas seguintes na equipe italiana.
Foi um período que produziu alguns momentos de fúria, muito orgulho e apenas uma vitória, enquanto a Williams ficava cada vez mais forte.
A vitória veio em seu 31o. aniversário, em Montreal, 1995, onde ele pilotou o carro 27 -- o mesmo número usado pelo canadense Gilles Villeneuve.
Montreal foi um sucesso, mas houve também alguns momentos embaraçosos para Alesi, como quando ele ficou sem combustível no GP da Austrália de 1997 depois de 35 voltas, quando estava em segundo lugar.
O piloto não tinha percebido a placa indicando que ele precisava reabastecer.
Alesi passou duas temporadas na Benetton e outras duas na Sauber antes de ir para a Prost em 2000, mais veloz do que nunca e um dos melhores pilotos em pista molhada.
Em 2000 ele não conseguiu marcar nenhum ponto pela Prost no que foi a pior temporada de sua carreira e acabou indo para a Jordan, onde quer encerrar sua trajetória na F1.