Los Angeles - O lutador de boxe Fernando Vargas, campeão mundial dos médio-ligeiros, cumprirá 90 dias de prisão em uma penitenciária do condado de San Bernardino (Califórnia), por participar de forma indireta do ataque a um jovem, ocorrido há dois anos.
O juiz da corte de Santa Bárbara, Thomas R. Adams, ditou a sentença, depois de um julgamento de quase 24 meses, por considerar que Vargas estava envolvido, junto a seu primo e três amigos, na surra que Doug Rossi, um vizinho de Santa Bárbara, recebeu.
Apesar do boxeador não ter participado diretamente do espancamento, o juiz Adams baseou sua sentença no fato de que Vargas poderia ter evitado o ataque.
"Os outros olharam para ele (Vargas) e tudo o que tinha que dizer era 'Rapazes, mantenhamos a calma, vamos embora antes que ocorram mais problemas', mas ele não fez isso", alegou o juiz.
Em julho de 1999, o boxeador estava visitando uma mulher em Summerland, quando teve uma discussão com o ex-noivo da mesma, Anthony Arria. Rossi tentou acabar com a briga, mas Vargas telefonou para seus amigos, que invadiram a casa do jovem com bastões e pedaços de pau, com os quais espancaram Rossi.