Rio - O americano Bernard Hopkins se tornou o primeiro pugilista em 14 anos a unificar o título dos pesos médios das três principais entidades do boxe: o Conselho Mundial de Boxe(CMB), a Associação Mundial de Boxe(AMB) e a Federação Internacional de Boxe(FIB).
Em luta disputada neste sábado, no Madison Square Garden, em Nova York, Hopkins derrotou o até então invicto porto-riquenho Felix Trinidad por nocaute técnico no 12º e último round.
O último a conseguir tal feito fora o também americano Marvin Hagler, em 1987. Além disso, o veterano pugilista, de 36 anos, se tornou também o primeiro peso médio a vencer 14 defesas de títulos consecutivas desde o argentino Carlos Monzon, na década de 70. Esta foi a 40ª vitória de Hopkins em 43 lutas, sendo 29 por nocaute. Ele tem ainda duas derrotas e um empate. Trinidad, que sofreu sua primeira derrota em 41 combates, era o campeão da AMB.
A luta, que foi adiada do dia 15 de setembro por causa dos atentados terrotistas nos Estados Unidos, foi estudada até o quarto round, quando os dois passaram a trocar vários golpes. A partir do quinto, porém, Hpkins começou a se impor e dominou o combate, minando Trinidad com vários jabs de esquerda.
A partir do oitavo assalto, o domínio do americano passou a ser mais evidente. Ele castigou o adversário com vários diretos, até derrubá-lo a 1min42s do fim do 12º round. Trinidad tentou se levantar, mas seu pai entrou no ringue. Não restou outra alternativa ao juiz Steve Smoger senão interromper a luta e dar a vitória a Hopkins.