São Paulo – O Brasileirão dá nesta quarta-feira o pontapé inicial à temporada de clássicos de 2001. Depois de 14 rodadas, por opção da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), a tabela prevê praticamente todos os duelos entre os chamados times ‘grandes’ a partir de agora. As partidas podem causar modificações profundas na tabela de classificação. O Terra Esportes fará o acompanhamento online de todos os jogos a partir de 15h.
A rodada começou na noite desta terça-feira com uma goleda, por 3 a 0, da Portuguesa em cima do Internacional. Em Curitiba, o Paraná, seguiu sua linha de não empatar. Perdeu, de virada, por 2 a 1, para o América-MG.
São os clássicos, regionais ou nacionais, que vão decidir a sorte de clubes como Flamengo e Corinthians, que precisam de uma campanha espetacular na reta final para chegarem à classificação. Os estatísticos do Chance de Gol apontam que os times têm menos de 3% de possibilidades de avançar à próxima fase.
Os clássicos, no entanto, começam na sessão da tarde. No Rio de Janeiro, os ‘bad boys’ e inimigos declarados Romário e Edmundo vão se enfrentar. O Vasco recebe, em São Januário, o Cruzeiro . O atacante cruzeirense já adiantou que não pretende nem dar oi para o Baixinho. Romário preferiu utilizar a ironia para falar do rival.
Também às 15h, o Morumbi recebe o clássico entre Corinthians e Palmeiras. Os dois times vêm de goleadas humilhantes na rodada anterior e precisam de uma vitória para afastar a crise.
O líder Atlético-MG só entra em campo à noite. Pega, às 20h30, no Independência, o Botafogo, outro que precisa desesperadamente de pontos para continuar a luta pela vaga.
Na Vila Belmiro, acontece outro clássico paulista. O Santos, com Marcelinho Carioca, encara o São Paulo, bastante prejudicado por Felipão, que levou três jogadores do tricolor para Seleção. Cabralzinho promete fazer valer o mando de campo e colocar o time no ataque.
Outro clássico envolve gaúchos e cariocas. O Grêmio recebe o Fluminense no Olímpico. Para o time das Laranjeiras, o empate é considerado um bom negócio. Os donos da casa estão pensando mais mesmo é no Gre-nal do final de semana e podem até poupar jogadores. Machucado, Fábio Baiano já é uma baixa certa. No Flu, o maior problema é Roger. O meia está fora por contusão e , cansado de levar pancadas, promete revidar nos próximos jogos.
Nem tão grandes
Clubes que na primeira fase cruzaram com os grandes e fizeram boa campanha, agora têm a chance de rumar em direção na classificação nos jogos entre equipes de menor investimento.
O Bahia vai pegar o Goiás, em Goiânia, na tentativa de voltar ao grupo dos oito. A Ponte também está no bloco de times que podem se beneficiar da opção da tabela. Recebe o Gama em Campinas. Depois de golear o Palmeiras, o Coritiba tem o Juventude pela frente.
No Barradão, o Vitória, que surpreendeu o São Caetano no domingo, recebe o Sport. Os pernambucanos lutam para sair da zona de rebaixamento.
Também na luta contra a degola, o Botafogo-SP estréia técnico novo contra o Guarani. O Santa também está no buraco. Em Recife, vai pegar o Atlético-PR.